quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

A marcenaria provisória

Lilly tem dois sites incríveis o Blog da Reforma e o Isso é coisa de Lilly.
Ela que me convenceu a fazer esse blog tosco rsrsrsrs
Encontrei na Lilly uma amizade muito bonita apesar de não nos conhecermos pessoalmente.
Bom, mas vamos deixar de blá blá blá
Lilly fez um post sobre garagens oficinas, e eu mandei uma foto da nossa oficina.
Aí a Lilly adorou os painéis (já falei que ela é meio doidinha? rsrsrsrs) então em homenagem a Lilly vou mostrar nossa oficina provisória.

Porque provisória?
Porque usamos um quarto que ainda está desativado, sem contra-piso, piso e sem massa e pintura. Esse quarto no futuro será uma suíte pra visitas (ou quem sabe um herdeiro rsrsrs) mas por enquanto o banheiro virou estoque de madeiras e o quarto a nossa oficina.


Ah! Pra quem ainda não sabe, a maluca aqui tem como hobby a marcenaria rsrsrsrs

Como o quarto estava todo cinza, não dava nem pra fazer um antes e depois (foto muito escura). Passamos uma demão de seladora pra quebrar o galho e colocamos prateleiras:
 Do outro lado:
 Então resolvemos tentar fazer painéis que já tínhamos visto na marcenaria de amigos.
Primeiro prendemos os suportes nas paredes:
 E depois prendemos os painéis:
 Dá até pra fazer o antes e depois rsrsrsrs
 Mas o que é necessário pra fazer esses painéis?
Uma chapa de eucatex perfurado (ou similar). Uma chapa cortada em 3 deu pra esses 3 painéis, onde comprei pedi para cortarem pra ser até possível de caber no carro.
E ripas de madeira para fazer a moldura
Como não tínhamos prática cortamos em ângulo de 45 graus e prendemos com parafuso.
Ugh! Não reparem na rachadura da parede rsrsrsrs

Uns meses atrás uma amiga do trabalho cismou que eu tinha de fazer um painel pra vender pra ela. Será que ela bateu a cabeça como a Lilly? rsrsrsrs
Então vou mostrar o detalhe do painel dela.
O segundo trabalho é sempre melhor né?
 Dessa vez fizemos com encaixe
 Olhando de cima:
 O importante é prender de uma forma que o eucatex fique com uma distância da parede pra poder usar os ganchos. Caso não tenha como prender a chapa dessa maneira, faça um retângulo de madeira e prenda a chapa por cima, inclusive use os buracos para aparafusar nos cantos
 Mas e os ganchos?
São esses, existem pretos, brancos, zincados, alumínio, de 10cm, 15cm de vários tamanhos
Você consegue encontrar em lojas de aramados, aqueles aramados de mostruário de lojas. Eles chamam de ganchos para eucatex perfurado, ou painel perfurado.
 Agora, o mais importante! Não utilize um painel desse em uma área de muito tráfego de pessoas, pois podem bater com os ombros, cabeça, etc. De preferência coloque um móvel embaixo, afastando assim a possibilidade de alguém se abaixar perto do painel e acertar o rosto.

O que acharam?

19 comentários :

  1. lindo, pratico e organizado
    marido tem mania de ferramentas embora ele não saiba usa-las muito bem.
    pensei em fazerr algo assim, mas NUNCA IMAGINEI QUE FOSSE TÃO SIMPLES!!!!
    vou mostrar este post pra ele!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marluce:
    Meu marido vai adorar e vou mostrar o post pra ele. Aqui na casa atual não temos nada organizado assim,mas o sonho dele na futura é esse. E gostando de fazer as coisas do jeito q eu sei, ele vai fazer com certeza, ainda mais com esse seu PAP. Eu não tenho prática mas parece q não é tão difícil assim com as suas dicas ! Adorei, muito legal !! Parabéns pelo dom !!
    bj

    ResponderExcluir
  3. Marluce! Lilyzona é algo, né? Botou várias pessoas a blogar e sempre é gentil e acolhedora!
    Menina, ainda bem que ela fez isso! Olha só qaunto potencial vc tem aí?! Adorei a oficina! Imagino que bacanérrimo deve ser poder fazer as próprias coisas! Invejei!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Marluce, também adoro marcenaria, mas estou ç anos luz da sua perfeição! Visite o site da Ana, ela é maravilhosa, tem mil projetos, super legais!! http://ana-white.com/. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Adorei! Sonho de consumo... e vcs hein?! O pessoal fica dizendo que eu e Namorido temos muitas ferramentas, se eles vissem vcs... hahaha.
    Nem precisa mais me madar foto da bancada. Já bisbilhotei tudo por aqui... rsrsrs
    Infelizmente uma área assim, só na próxima casa. Mas acho que a bancada... hummm... quem sabe?!

    ResponderExcluir
  6. Onde compro esse porta ferramenta ? , tenho uma empresa de mecânica e necessito muito disso!

    filipecezar@ig.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Filipe,
      Nós que fizemos esse painel para ferramentas, para isso é necessário uma chapa de eucatex perfurado, que se encontra em lojas que vendem produtos para marcenaria e ripas de madeira para fazer as molduras.
      Os ganchos você consegue comprar em lojas de aramados e produtos para vitrines.

      Excluir
  7. onde comprar estes ganchos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vende em qualquer loja especializada em aramados e vitrines

      Excluir
  8. Vende em qualquer loja especializada em aramados e vitrines

    ResponderExcluir
  9. Oi, achei seu blog numa busca da net sobre estas chapas, e fiquei encantada menina! Fui tentada a te seguir, tbm tenho um blog (artedamas.blogspot.com) é sobre artesanato, enfim to montado um ateliê doméstico, e tava fazendo busca justamente por estas chapas furadinhas..amei. Mas fiquei curiosa, vc disse que tem de se deixar uma distancia da parede neh? certo...mas como vc fez isto, com as molduras? Foi dificil fazê-las? junto com a chapa furada e a moldura encareceu muito? beijao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana,
      Que bom que gostou do blog :)
      Sim é necessário o espaço para podermos colocar os ganchos, no meu caso eu fiz frisos nas bordas para encaixar os painéis (como a tampa de estojos de madeira sabe?) Mas caso não tenha ferramenta para fazer esses frisos, é só parafusar os painéis em cima da borda de madeira.
      Para fazer os painéis eu comprei uma chapa de eucatex perfurado que custou mais ou menos 32 reais e pedi para cortar em 3, as bordas comprei ripas de cedrinho de 5cm de espessura, cada vara custou 5 reais, para cada painel usei 3 varas (1 dividida pras laterais e as outras duas para as partes mais largas) Ou seja o custo é bem pequeno, cada painel saiu por menos de 30 reais.
      bjs e me mostra quando fizer os painéis?

      Excluir
  10. Ola Marluce, belo trabalho. Estou pesquisando para fazer um painel do tipo também, e o seu ficou muito bom, só me tira duas dúvidas: No detalhe do encaixe, qual o método que você usou para fixar? É uma cavilha ali no detalhe? Para fazer o friso na moldura você usou uma tupia ou usou outro metodo? Pergunto isso pois não tenho uma mas herdei algumas ferramentas manuais de marcenaria que era do meu sogro.
    Att
    Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelo,
      Obrigada! Na primeira versão usei parafuso, já na segunda versão que utilizei os encaixes, depois dos encaixes prontos furei e coloquei uma cavilha com cola, depois de seca cortei rente e lixei :)
      Pra fazer o friso passei na serra circular de bancada, com o disco bem baixo, esse é o mesmo método para encaixe de fundos de gaveta, com aquele estilo de tampa de estojo de madeira (sabe?)
      Caso não tenha como fazer os frisos, parafusar o eucatex por cima da moldura funciona, pois o importante é manter o espaço entre o eucatex e a parede, só não fica com o acabamento mais bonito, mas se colar por cima das bordas peças finas (como alisares) terá o mesmo efeito.
      Qualquer dúvida é só falar :)

      Excluir
  11. Ola Marluce, belo trabalho. Estou pesquisando alguns painéis e gostei muito dos seus, porém tenho 2 dúvidas: No detalhe do encaixe das molduras foi usado uma cavilha para fixar? Como você fez os frisos para encaixar o eucatex? Seria com uma tupia? Se houver outro método para fazer seria bom pois não possuo uma.
    Att

    ResponderExcluir
  12. Aiiii faz um pra mim tbbbbbbb!!!!!!! mto lindo e to procurando isso muito! aqui em casa não tenho espaço p fazer, peninha!

    ResponderExcluir
  13. Oi, qto você cobra um painel de 1,00 x 0,60?

    ResponderExcluir
  14. Boa Tarde, Vendo Chapas de Eucatex perfurado. Entregamos para São Paulo e Grande São Paulo sem custo de Frete. Caso precisem será um prazer atende-los. Whats 98692-0022 ou 4447-9161. Obrigada. Parabéns pelo Blog, vou indicar para meus clientes.

    ResponderExcluir
  15. Alguem pode me informar onde poderia encontrar no Rio de Janeiro? No Mercado Livre tem somente para outros estados porem o frete está mais caro que as chapas.

    ResponderExcluir

Gostou do post, ele foi útil, tem alguma crítica construtiva ou quer deixar sua opinião?
Por favor deixe um comentário, ficarei muito feliz :)