quarta-feira, 28 de abril de 2010

Como tirar cola de fita crepe

Olá,
Após tanto tempo sem postar nada vou tentar voltar. Muitas coisas aconteceram, muitas tristezas, mas a vida continua.
Resolvi publicar essa dica que eu já tinha dito no fórum do Guia do Marceneiro (http://www.guiadomarceneiro.com.br/forum), que é uma das minhas paixões... a marcenaria.
E esse fórum é mais do que incrível, lá encontrei amigos e muitas dicas e aprendizado.

Como muitas pessoas, infelizmente, ainda vão passar por esse problema, resolvi dar essa dica aqui no blog também.

Mas, voltando ao assunto...
O pintor que "fez" a pintura na casa, além dos muitos presentes (pintura mal feita, aborrecimentos, demora, mofo nos rodapés, etc etc) também fez o grande favor de colocar fita crepe nos interruptores e janelas, não que isso tenha impedido de pintar grande parte dos mesmos.
Com a demora de terminar o serviço (atraso de mais de 3 meses) a cola da fita crepe resolveu se hospedar definitivamente de tudo.

Vocês não tem noção como foi irritante todos os dias eu ligar uma luz e ao tirar o dedo ela desligar novamente porque o dedo estava colado. São pequenas coisas que irritam profundamente.

Então no domingo eu lembrei de uma amiga que falou "tenta acetona", eu não tentei pois acetona resseca, deixa nossos dedos brancos, imagina o plástico.

Arrumando as coisas da mudança achei um frasco de um "tira esmalte" que diz que é hidratante, cheiroso e Não Tem Acetona!

Resolvi experimentar...

Olha uma das caixas de interruptores como estava:


Aqui eu limpei 3 interruptores, adivinha quais são rsrsrsrsrsr
Eu fiquei tão feliz e empolgada e o Zé me mostrou a nossa mesa dobrável, que desde uma mudança de uns 8 anos atrás pelo menos, nós fizemos a besteira de dobrar ela e prender com fita de embalar caixas, a mancha não saiu nunca mais.


Ela ficou assim:

Olhem uma das manchas mais de perto:


E aqui com um pedaço já limpo pelo "Tira Esmalte":
Esse é o produto, não sei se todos desse mesmo tipo "Tira Esmalte" faz o mesmo efeito.
Depois que fiz essa descoberta eu convoquei o Zé pra comprar todos os frascos que ele encontrou numa farmácia. Ele chegou em casa com 4 frascos, mas não gostou muito de parecer um "manicuro" na farmácia rsrsrsrsrsrs
 
Espero que essa dica seja útil pra vocês como foi pra mim.

29 comentários:

  1. Olhhaaaa...ficou ótimo. Gostei da dica, espero não precisar usa-la, mas qualquer coisa agora já sei o que fazer.
    bjks

    ResponderExcluir
  2. imagine o que não faz na unha da gente!!!!
    bj

    ResponderExcluir
  3. Eu fiz o teste e deu certo . valeu pela dica!!

    ResponderExcluir
  4. Usei o método e deu certo. valeu pela dica!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pela dica (com fotos e tudo). Comprei um ap e simulei como ficaria o armario na parede da cozinha utilizando a fita crepe. Deixei por lá alguns dias. Quando tentei tirar ela rasgou e a cola ficou na parede. Horrivel. Meu armario chega amnha e vou ncorrendo na farmacia tentar achar esse produto. abç
    Fábio

    ResponderExcluir
  6. muito obrigado paela dica,
    eu tambem passei pelo mesmo problema que o seu com o pintor.
    assim que olheio o seu blog,fiz o teste com acetona outra marca que tenho em casa,
    foi perfeito para retirar.
    agora e mao na obra.
    beijos
    Marlene

    ResponderExcluir
  7. Marluce, boa a dica. Tem outra boa pra você. Sabe aquela etiqueta de papel ou mesmo plastica que ficou colada por aaaaaaaanos em alguma coisa, e a cola já solidificou, e virou "pedra" e só sai raspando com muuuuuuuuiita força?

    Então... pega WD-40,(o original!), aplica sobre a "pedra" e deixe agir por uns 5 minutos. Se secar (for absorvido pela cola/papel) aplique mais um pouco. Dai raspe a coisa facilmente com uma lamina plástica, como um cartão de banco velho.

    Descobri isso quando precisei remover restos de umas etiquetas seculares de um hotbit branco :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciano!
      Bom, wd-40 eu nunca tentei, mas já tirei etiquetas velhas de alguns lugares aqui em casa inclusive dos vidros das janelas que além de estarem velhas o sol queimou a cola, tudo isso tirei com o removedor de esmalte e sem precisar raspar depois. Experimente e você vai se surpreender rsrsrsrsrs
      bj

      Excluir
  8. Marluce ótima dica!
    Terminei a reforma da minha casa e tinha colado fita crepe (e outras..) no piso para não encardir, agora fui retirar a surpresa!! Ficou a cola no piso, o meu pedreiro disse para passar Thinner, mas estou com medo de manchar, será que o removedor de esmalte não vai manchar??

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Acredito que não irá manchar não, já passei em vários lugares e não manchou. Mas pra ter certeza, passe só num pedacinho e veja o resultado.
      O piso é de quê? Madeira, cerâmica?
      bjs

      Excluir
  9. Na Mnha casa, foi o vidro da porta.
    Vou tentar.

    Muito obrigada pela dica!!

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigada pela dica tirei a cola de uma fita adesiva da persiana de PVC.

    ResponderExcluir
  11. Acabei de testar. Funcionou nas minhas esquadrias de aluminio e nao tirou o brilho delas. Obrigada por compartilhar a dica!

    ResponderExcluir
  12. Será que o removedor de esmalte tira a cola de fios tb? Tenho uma locadora de equipamentos de som e colaram os fios no chão com uma fita que agora não sai com nada...

    ResponderExcluir
  13. Muito generosa sua dica, depois de um mês chateada fiz o teste e deu muito certo.
    Mônica

    ResponderExcluir
  14. meu Deus! eu estava aqui "esfregando" com o dedo mesmo pra tirar a cola da minha escrivaninha, e vi uma dica de misturar detergente com agua quente e esfregar, mas aí vi a sua dica, e o meu removedor de esmalte já estava do lado. Não precisa nem falar qual a dica que usei, e o incrivel é que ela nem manchou a minha escrivaninha (ela é cor café, fiquei com receio)...mas deu tudo certo, obrigada pela dica!!!

    ResponderExcluir
  15. Obrigada por compartilhar conosco essa dica valiosa!!!!!

    A minha janela é de madeira com vários retângulos de vidro. Eu coloquei fita crepe dos 2 lados em todos eles para pintar. Aí tive um problema sério de saúde e quase 1 ano depois adivinhe??? A fita crepe saiu tranquilamente porque a cola estava TODA no vidro!!!! Consultei o "Dr. Google" e tentei de tudo... aguarráz, limão, vinagre, detergente, omo, borracha (que desintegrou literalmente na cola), ... até que cheguei no seu blog. Tentei com a acetona que eu tinha em casa e começou a sair com um certo esforço. Então resolvi comprar 1 frasco da marca que você indicou... aí sim foi MARAVILHOSO!!!!!! Como a janela é enorme vou voltar para comprar todos os frascos para limpar tudo.
    O-B-R-I-G-A-D-A !!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Estou tão feliz que vou postar novamente!

    Não percam tempo com as outras opções: óleo de cozinha, detergente, limão, vinagre, aguarráz, bombril, borracha, raspar, ......
    A cola até sai, mas a custo de muito esforço, tempo, mão e dedos super doloridos...

    NÃO VALE A PENA!!!

    Sigam a dica da Marluce, USEM A ACETONA IMPALA.

    Retira toda a cola com muitaaaaaaa facilidade e rapidez.
    Minha janela estava cheia de fita crepe a mais de 1 ano.

    + 1 x OBRIGADA Marluce!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lêda!
      Que bom que minha dica foi útil :)

      Excluir
  17. Suppppppppppppppeeeeeeeeeeerrrrrrrrrrrrrrrr ÚTIL !!!!

    Não canso de olhar a minha janela com os vidros limpinhos,
    graças a sua dica. Comprei tantos frascos de Removedor Impala
    que agora estou com estoque. Bjs no coração.

    ResponderExcluir
  18. Valeu mesmo Marluce. Colei um plástico para proteger minha porta pivotante e quando tirei ficou fita grudada em tudo. Tentei alcool, tiner..tentei até lixar mas tudo o que consegui foi espalhar mais ainda a cola da fita. Procurei em todas as lojas de cosméticos daqui mas não achei o removedor Impala. Acabei comprando de uma outra marca mas resolvel o problema do mesmo jeito sem prejudicar o verniz da porta. Tá novinha em folha.

    ResponderExcluir
  19. Valeu mesmo Marluce. Colei um plástico para proteger minha porta pivotante e quando tirei ficou fita grudada em tudo. Tentei alcool, tiner..tentei até lixar mas tudo o que consegui foi espalhar mais ainda a cola da fita. Procurei em todas as lojas de cosméticos daqui mas não achei o removedor Impala. Acabei comprando de uma outra marca mas resolvel o problema do mesmo jeito sem prejudicar o verniz da porta. Tá novinha em folha.

    ResponderExcluir
  20. Valeu pela dica Marluce. Isolei minha porta pivotante durante a obra e a fita acabou ficando grudada em toda a porta. Tentei tiner, álcool, água com sabão. Até tentei lixar o local, mas só consegui espalhar a cola mais ainda. Tentei achar esta marca que você me falou mas acho que não vende por aqui.
    De qualquer forma comprei uma outra marca e funcionou bem. Consegui limpar a porta sem prejudicar o verniz.
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz quando vejo que meu blog foi util! Obrigada Claudio Lima!

      Excluir
  21. Juro que a dica do removedor de esmaltes me fez economizar muuuuito dinheiro em pintura de paredes!
    Há quase um ano preguei os enfeites de Natal com aquela fita adesiva marrom (cabulosa!) e quando tirei em janeiro deste ano ficou aquelas manchas horrorosas na minha linda sala. Hoje conversei com o pintor que me cobrou horrores pra pintar a parede. Li sua dica e em apenas 10 minutos resolvi meu problema. Tô tão feliz que acho que vou grudar os enfeites de novo, porque já sei que consigo tirar com facilidade. Muuuuuuuuito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz quando vejo que meu blog foi util! Obrigada Suelly Soares!

      Excluir
  22. Sra."Falo melhor que escrevo",très anos depois da sua dica,o Sra.continua alegrando todos aqueles que estao ( o que estavam ) com problema de cola de fita crepe em aluminio...fica aqui o meu muito obrigado, e feliz 2014.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sr Anônimo :) É sempre bom saber que minha dica foi útil. Feliz 2014!!

      Excluir

Gostou do post, ele foi útil, tem alguma crítica construtiva ou quer deixar sua opinião?
Por favor deixe um comentário, ficarei muito feliz :)