quarta-feira, 9 de março de 2011

O quintal

Nosso condomínio era uma grande fazenda, com isso herdamos metros e metros de grama de pasto no quintal
Aliás grama é bondade minha, é um mato-brabo-safado-que-arranha-as-pernas-de-pasto
Como temos dois terrenos, nosso futuro sonhado jardim virou um imenso problema.
Como tirar mato de pasto??
Descobrimos que esse tipo de mato é tão brabo que forma um tipo de rede de raizes que faz ser impossível capinar, sem brincadeira a enxada quica mas não corta essa coisa.
Então essa era a cena, reparem que na época dessa foto só tínhamos o muro de trás, faltava ainda o lateral:
Quando o condomínio roçava o terreno ajudava um pouco, pois o mato ficava mais baixo. Porém esse mato cresce assustadoramente

Muitos sugeriram usar RoundUp um produto químico que mata o mato, mas temos muito medo de usar produtos químicos tão agressivos. Não pode ser usado perto de grávidas, crianças, bichos em geral. Eu teria um treco se esse produto matasse algum dos pássaros que vem nos visitar diariamente, quero-quero, sabiá, pardal, anú, picapau amarelo, canário amarelo e até mesmo o gavião que mora nessas árvores aqui atrás.
Olha o picapau aqui, essa foto foi tirada da janela da cozinha

Em dezembro passado conseguimos contratar um trator para arrancar o mato todo. 
Descobrimos que o cano de entrada de água da casa e o de esgoto não estavam enterrados em uma profundidade suficiente.
Apesar dos canos arrebentados, foi bom pra enterrar eles numa profundidade segura
E valeu a pena pois além de arrancar o mato o trator nivelou umas pequenas elevações do terreno, deixando mais plano
Olha que beleza que ficou:
Ah! Se eu tivesse tempo$$$$ pra colocar grama em tudo rsrsrsrs

Porém o trator arranca mas não acaba totalmente com o mato. Tínhamos de conseguir alguém que quisesse fazer a capina. O serviço agora seria possível, pois o trator tirou o grosso do mato e remexeu na terra também. Mas cada dia o mato ia renascendo.
A pessoa que disse que faria a capina, levou mais de um mês dizendo que vinha,vinha e não veio.
Depois de muito esperar desistimos e conseguimos um senhor que aceitou o serviço, mas estávamos sem chuva a muito tempo aqui na nossa área, então ficou combinado que após a primeira chuva ele viria.
Então, na segunda passada (isso mesmo na segunda de carnaval) ele veio e começou o trabalho.
Olha como está ficando bom, essas fotos eu tirei hoje (9/03)
Reparem que estamos fazendo o muro da frente, vou mostrar ele melhor no próximo post

5 comentários :

  1. OI TUDO BEM.. FAZIA UM TEMPINHO QUE NAO VINHA AKI NO SEU CANTINHO ( PRA COMENTAR). sEU QUINTAL E REALMENTE ENORME, NA CASA QUE MORAVAMOS ANTERIORMENTE O NOSSO QUINTAL ERA MAIS OU MENOS DESSE TAMANHO E COM ESTE MESMO PROBLEMA E POSSO TE GARANTIR QUE ESSE VENENO NAO E TAO FORTE ASSIM, ALIAS ESTEJA DISPOSTA A GASTAR MUITOS VIDROS PRA ELE "ACABAR" COM O MATO. NA CASA NOS GASTAMOS HORRORES COM VENENO E MESMO ASSIM O MATO CRESCIA ENTAO DECIDIMOS COLOCAR UMA LONA E PEDRISCOS DE FORA A FORA E MESMO ASSIM UMA VEZ A CADA 2 MESES +/- A GENTE TINHA QUE USAR O VENENO POIS O MATO CONSEGUIU FURAR ATE A LONA.
    E QUANTO A GRAMA SO TE ACONSELHO A COLOCAR QUANDO EXTERMINAR O MATO SE NAO NAO ADIANTA NADA O MATO "COME"ELA, PELO MENOS FOI ISSO QUE O PESSOAL DE PAISAGISMO ME FALOU.
    AKI NESTA CASA O TERRENO ANTES ERA DE FAZENDA E PRA NAO TER O MESMO PROBLEMA RESOLVEMOS ENSIMENTAR TUDO E DEPOIS COLOCAR PEDRA MINEIRA, POR QUE GASTAR HORRORES E AINDA TER QUE FICAR CARPINDO GRAMA AKI EM CASA NAO ROLA ( MARIDAO E MUITO PREGUIÇOSO PRA ISSO) E O PESSOAL QUE FAZ ISSO COBRA MEIO CARINHO POIS E UM SERVIÇO CHATINHO.
    MAS DESEJO BOA SORTE AI... E NAO SE PREOCUPE O VENENO NAO MATA OS PASSRINHOS NAO POIS NO MEU QUINTAL SEMPRE VEM UM MONTE TODOS OS DIAS.

    ResponderExcluir
  2. Ola Marluce, não entendo muito de matos rsrsrs
    Mas acredito que se não utilizar o veneno ele sempre vai voltar, afinal sempre ficam raízes. O meu sogro tem uma loja de roçadeiras e etc, vou perguntar a ele o que deve ser feito e te passo a dica, mesmo pq tenho o mesmo problema no meu terreno, mas ainda é só um terreno.

    ResponderExcluir
  3. deve ser complicado esse negócio de mato, imagino vc querendo um belo quintal, jardim e o mato ali, tomando conta... mas não desiste não, acho lindo casa com gramado!
    espero que resolva logo e conte pra gente!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Menina que quintal grande
    Já consigo ver ele tofo gramadinho srsrrs mas custa $$$ né amiga.

    Bom mais uma batalha vencida
    Quintal 0 X 10 Marluce

    Bjs flor

    ResponderExcluir
  5. Compra a semente da grama batatais da uns 20 reais para 200m2 e depois de 4 meses esta formado depois só cortar ela que ela elimina todo tipo de mato que aparece.

    ResponderExcluir

Gostou do post, ele foi útil, tem alguma crítica construtiva ou quer deixar sua opinião?
Por favor deixe um comentário, ficarei muito feliz :)