quinta-feira, 21 de julho de 2011

Hidrólise a inimiga das mulheres (e dos homens também)

Como a maioria das mulheres adoro sapatos, principalmente os de saltos bem altos já que não tenho lá grande altura rsrsrsrs
De uns anos pra cá tive alguns casos estranhos da sola dos meus sapatos / sandálias / botas se esfarelarem espontâneamente, você coloca no pé e sai, de repente eles desmancham! Sim, como se auto destruíssem!

Quem nunca teve um calçado que a sola se esfarelou e literalmente te deixou a pé?

Tive inclusive um caso que só percebi quando sujei quase todos os corredores da empresa onde trabalhava, dava pra ver os rastros pretos, me senti o robô que se derretia no Exterminador do Futuro

E porque isso acontece?
Pesquisei e descobri que a maioria dos solados dos calçados femininos são feitos de Poliuretano (PU), mas não pensem que é exclusividade das mulheres, muitos sapatos masculinos também são feitos de PU.
O PU é muito bom, porém ele sofre HIDRÓLISE ou seja ele se deteriora.
Hidrólise é uma reação química de quebra de uma molécula por água (via Wikipédia)

O que devemos fazer para evitar a hidrólise?
O PU sofre a hidrólise quando armazenado em locais quentes e úmidos
Também podemos evitar a hidrólise usando com frequência os calçados (2x por semana)

Daí eu tiro algumas conclusões:
- Moramos no Brasil!! Como assim quente e úmido? Necessito me mudar para o Alasca??
- Será que os fabricantes de calçados pensaram nas consumidoras brasileiras ao adotarem o PU?
- É fácil falar pra usar com frequência os calçados para evitar a hidrólise, quero ver é em pleno verão alguém passear de bota ou até mesmo ir trabalhar com a sandália de festa porque nessa semana não tem festa programada.
- Sabe aquele sapato lindo e maravilhoso que você usou só uma vez para guardar pra uma ocasião especial? Se o salto for de PU, esqueça!
- Será que temos de restringir a quantidade de sapatos? Que nenhum marido leia isso rsrsrsrsrs

Olha uma das minhas botas preferidas começando a sofrer hidrólise, sorte que deu tempo de chegar em casa

E não adianta me falar que a hidrólise é ecologicamente correta, quem me conhece sabe que me preocupo e muito com ecologia, reciclagem etc. Não é possível que não existam formas de reciclagem que evitem a necessidade dos produtos se auto-destruirem em tão pouco tempo. Como fazem com os outros polímeros que não sofrem hidrólise?


Me desculpem se estou um pouco revoltada, mas dói olhar meus sapatos preferidos com o couro perfeito e a sola desmanchando.


E você? Já perdeu algum calçado com hidrólise?

16 comentários :

  1. oi, Marluce !
    Aconteceu comigo tbém e não faz tempo, não !! Tinha duas botas do ano passado e qdo fui usar este ano...a sola se desmanchou toda !! Ainda bem q fui só buscar os filhos na escola e qdo cheguei em casa: fiquei com a bota sem a sola, no dia seguinte com a outra bota aconteceu o msm... O pior é q as botas em si estavam novinhas !! Deu dó de jogar... Fiquei com raiva até ! Novinhas em cima e sem condições de usá-las !! rsrsrs...
    bj

    ResponderExcluir
  2. Oi Marluce !

    Tive uma meia-bota (calçado de segurança ) que a sola se esfarelou toda. Só agora com seu post é que fiquei sabendo a causa.

    um abraço

    Jacir José

    JotaR-GDM

    ResponderExcluir
  3. Oi, MArluce!
    Eu sou de usar meus sapatos por muuuuitos anos, levo no sapateiro pra arrumar, troco sola, etc. Mas não estou lembrada de nenhum caso deste da sola desmanchar...
    BEijo!
    Camila

    ResponderExcluir
  4. ja perdi alguns
    o que acontece muito tb é o salto de borracha quebrar depois de uns meses sem uso
    ele tb esfarela...

    ResponderExcluir
  5. QUERIDA ACONTECEU COMIGO TAMBÉM,SÓ PERCEBI QUANDO CHEGUEI EM CASA E ESTAVA SEM OSALTO DO MEU SAPATO PREFERIDO. FIQUEI TÃO TRISTEEM JOGAR FORA.BJS

    ResponderExcluir
  6. Oi Marluce!
    Caramba, eu já perdi uns três sapatos por isso! Ano passado coloquei minha sandália quase-nova-e-pouco-usada para ir ao médico que é quase do lado aqui de casa e ao chegar lá quase morri de vergonha ao vê-la se desmanchando. Até imaginei que fosse aolguma reação do material, mas não conhecia a hidrólise. Obrigado, vou ficar atenta na próxima compra.
    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  7. Comprei um calçado na loja Arezzo no final da estação e guardei. Após o verão, tirei-o da caixa para usar. No primeiro uso, aconteceu de fazer o caminho da floresta - pontinhos pretos pela casa antes de sair - na hora não associei. Saí e quando voltei, aconteceu de novo, daí percebi que era o calçado. Fui no sapateiro e ele explicou sobre este "solado inteligente": Quanto mais você usa, mais longa é a sua vida útil! Já não se fazem mais sapatos como antigamente, adeus Arrezo!!

    ResponderExcluir
  8. Sinto muito, querida. Mas te digo uma coisa: tudo pra mulher é desculpa para compras.
    Aproveite!!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Marluce! Tô amando seu blog. Eu morri de rir lembrando dessa história, pq eu estava almoçando contigo nesse dia, lembro que vc estava procurando um tênis e enquanto não achávamos, seu sapato ia desmanchando pelas ruas do centro kkkkk. Naquele dia vc abusou da sorte hein!! Mal chegamos na nossa empresa e ai o final vc lembra bem né?
    Saudades suas minha querida amiga.
    Um beijo grande!
    Márcia Abrantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia!
      Que legal que gostou do meu blog!
      Que dia aquele hein? rsrsrsrsrs Bons tempos!
      Saudades!
      Beijos,
      Marluce

      Excluir
  10. olá Marluce!

    Estou passando pelo mesmo problema. Moro em salvador e a umidade aqui é intensa. Tenho perdido muitos sapatos, principalmente os de inverno (coisa rara por aqui) e tenis. Agora, no meu interior, que é muito seco, todos os sapatos de miha mãe estão intactos. E olhe que Sapatos com mais de 20 anos.

    Bjo

    ResponderExcluir
  11. Tenho um bota da Arezzo que estar acontecendo a msm coisa.
    será se eu levar no sapateiro, ele resolve? Pois não quero jogar
    fora.
    muito triste com isso :(
    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Também aconteceu comigo há alguns anos atrás. Um sapato novinho, quase não usava, pois guardava para ocasiões especiais, pois não podia comprar muito na época. Esse sapato abriu no meio, na sola. E há poucos dias ganhei um tamanco muito lindo, novinho ainda, pq a pessoa não podia usar salto, este tbm está desmanchando embaixo. Mandei e-mail para a fábrica e eles explicaram a mesma coisa sobre a hidrólise. Então as fábricas deveriam fabriar os calçados com outro material que não se desfizesse com um ano de uso, ou não uso. Eu não tenho como comprar calçados o ano inteiro e acredito que muito gente tbm não.

    ResponderExcluir
  13. Sandra Mendonça4 de maio de 2014 01:41

    Devem usar o silicone líquido, de vez em quando para não ressecarem, esfarelarem e racharem. Pode ser usado em qualquer tipo de borracha, emborrachado e couro, mas nunca em camurça e cortiça. Espero ter ajudado.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde!
    Fui ao Banco resolver alguns assuntos e utilizei um tamancos adquirido a menos de um ano (semi-novo) e que não uso muito. No banco a funcionária da limpeza dirigiu-se a mim para passar o pano úmido próximo aos meus pés (foi educada e cordial), pois havia um farelo branco com alguns pedaços de borracha próximo aos meus pés. Afastei-me conforme solicitado pela funcionária e onde eu pisava amontoava-se um pó branco com pedaços de borracha, fiquei muito constrangida e completamente envergonhada (o banco estava lotado e havia muitas pessoas próximas) observando o fato. Minha mãe assustada salientou: Nossa está saindo do seu calçado, ergui os pés e o calçado estava todo rachado e desfazendo-se nos meus pés. Tive que retirar o calçado e sair do banco descalça. Obrigada! Elisabeth

    ResponderExcluir
  15. Nossa, compartilho da sua revolta! Que raiva!considerando o valor que pagamos isso é inaceitável! Dói, dói muito ...

    ResponderExcluir

Gostou do post, ele foi útil, tem alguma crítica construtiva ou quer deixar sua opinião?
Por favor deixe um comentário, ficarei muito feliz :)