domingo, 5 de dezembro de 2010

O Alicerce

Bom, continuando as etapas para a construção da casa, em julho de 2005 começamos a fazer a fundação, ou seja, o alicerce.
No nosso caso, como o terreno é elevado e praticamente plano, não foi necessário nenhum aterro ou terraplanagem
Primeiro eles fazem uma estrutura de madeira e com barbante marcam os cômodos, depois cavam os buracos para fazer as sapatas (sim, estou com o pé engessado nessa foto rsrsrsrsrs)

Sempre que dava, estávamos lá conferindo as marcações, mas mesmo assim erraram. Tivemos de fazer uma transição em uma das vigas e acabamos aceitando as mudanças de medidas pra não se aborrecer mais (e gastar é claro)
E olha que tivemos nossa fiscal da obra sempre de olho:

Durante essa etapa, deveria ter sido colocado uma manta de plástico em toda a fundação para evitar que a umidade suba pelas paredes. Para evitar esse tipo de problema:

Como eu não sabia dessa opção eu não coloquei a manta, então já imaginam como ficou minha casa após a pintura interna. Ah! Ainda tem isso, durante a construção, embosso, nada disso é visto, você só consegue ver que tem algum problema de umidade nas paredes quando passa a massa corrida e pinta. No meu caso em poucos dias começaram a aparecer as rachaduras, depois as bolhas grrrrrrr!
Existem vários produtos no mercado para resolver esse problema.
Todos que conheço tem de ser raspada toda a parede até os tijolos e aplicar o produto seguindo as instruções do fabricante.
Nessa foto, reparem que existe uma faixa de mais ou menos 15cm entre o rodapé e o mofo. Isso é porque esses produtos devem ser passados por no mínimo 1 metro acima do rodapé,  melhor ainda 1,5 metro pra garantir que o mofo não apareça acima daonde foi aplicado.
Como o pintor era uma pessoa muito "profissional" ele não fez o 1,5 metro que foi contratado, ele só passou onde estava o mofo. Pra quê fazer o que o cliente pediu né? Só vai aparecer daqui a algumas semanas quando ele não estiver mais aqui né?

Assim que eu conseguir resolver isso, eu coloco aqui no blog com as dicas pros que estiverem com o mesmo problema. Acredito que vou usar algum produto da linha Weber Quartzolit, confio muito nesse fabricante.

2 comentários :

  1. aff que raiva que da neh...em casa to tentANDO FICAR DE OLHO NESSES DETALHES MAS COMO NUM FICO LA TODA HORA.. SO DEPOIS PARA SABER SE FIZERAM O CERTO OU NAO.

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Gostaria de saber em que etapa está a sua obra e se já utilizou algum produto Weber Quartzolit em sua obra. Se sim, o que achou?

    Aguardo contato. Abs, Joice
    joice@casadanoticia.com.br

    ResponderExcluir

Gostou do post, ele foi útil, tem alguma crítica construtiva ou quer deixar sua opinião?
Por favor deixe um comentário, ficarei muito feliz :)