Patrocinada pela HP e Fedex a competição reuniu 20 miniempresas de 15 países.
Essas miniempresas foram criadas por jovens entre 15 e 19 anos (ensino médio). E com a orientação de voluntários de empresas locais, eles começam o seu próprio negócio, desde o desenvolvimento, até a comercialização de um produto ou de um serviço, com o objetivo de gerar lucro para os acionistas.
Nesta sexta-feira (10/12/2010) tive uma grande oportunidade, fui convidada para participar do Juri pela minha empresa HP. E apesar de estar de férias não pensei duas vezes, foi um grande prazer aceitar esse convite.
Os jovens foram avaliados por 3 grupos de jurados, os da própria JA, da Fedex e o da HP para julgar o prêmio HP Business Responsible Award. No nosso caso, 4 itens foram importantes para a avaliação: desempenho financeiro, responsabilidade social, ambiental e inovação.
Foi uma grande experiência tanto pros participantes quanto para nós, membros do juri.
Foi uma satisfação ver a dedicação e envolvimento dos adolescentes.
E eu adorei conhecer o trabalho da JA, esse tipo de competição acrescenta muito ao aprendizado dos jovens, eles passam a ter noções de negócio, desenvolvem habilidades como a comunicação, criatividade, responsabilidade, trabalho em equipe, investimento, e até uma segunda língua, pois as apresentações são em inglês. Além de toda a experiência adquirida, muitos projetos envolvem a comunidade local e também fazem doações para entidades carentes.
Cada equipe fez uma pequena apresentação para os jurados, após as apresentações a feira foi oficialmente aberta e eles demostraram com mais detalhes as suas empresas, tanto para o público quanto para nós jurados.
Na abertura da feira tivemos uma boa surpresa, a premiação de um grupo de estudantes do Colégio Pedro II (unidade Centro) daqui do Rio de Janeiro, cada aluno ganhou um notebook da HP. Infelizmente não tenho a foto dos premiados (eu estava na foto rsrsrs) assim que conseguir , eu coloco a foto aqui :)
Mas vamos aos participantes...
Neck-Flex da Argentina, eles fabricam o lenço que tem 1001 formas de ser utilizado (faixa de cabelo, touca, balaclava, etc).
Mesoricano do Brasil (Minas Gerais) Eles fabricam um jogo americano com tecido e apliques feitos à mão, me impressionaram com o profissionalismo e dedicação
SmartClean do Chile - Eles fabricam sacos e pazinhas de papel biodegradável para permitir que os donos (responsáveis) de cachorros retirem facilmente o cocô do seu bichinho.
A Cu$hqui Pocket do Equador - Fabricam carteiras com embalagens de leite (tetra pak), uma ótima forma de reciclar e contribuir para o meio ambiente. Além das caixas de leite, elas utilizam pedaços de tecidos (retalhos) doados por fábricas, ou seja, quase sem custo algum.
Olhem o detalhe da carteira, é dificil encontrar produtos que utilizem materiais alternativos que fiquem com um acabamento tão bonito e elegante. Muito linda não é?
Innoveco da Guatemala - Eles importam um produto que não é comercializado no país deles, esse produto serve como repelente de mosquitos, tem em formato de pulseira ou em placas. Ótimo para evitar dengueSquare Pants do Paraguai - Elas fabricam shorts com modelagem esclusiva
Glaciar do Uruguay - Eles fabricam gelo plástico, aquelas bolinhas que tem líquido dentro e que gela a bebida, porém não libera água na bebida. Uma forma de economia de água
Pract&Co da Arqgentina - Eles fabricam eco bags, bolsas de tecido que podem ser enroladas facilmente e com design exclusivo, cada bolsa tinha um detalhe personalizado.
Eu não resisti e comprei a minha, uma das meninas que escolheu pra mim, eram tantas bonitas que não dava pra escolher rsrsrsrs.
DryBag do Brasil (Rio de Janeiro) - Elas fabricam uma bolsa de tecido que é toalha ao mesmo tempo, praticidade e beleza. As estampas das bolsas eram lindas.Juggly do Equador - Eles fabricam bolinhas de retalhos de couro cheias de alpiste. Cada bolinha vem numa sacolinha de pano. São muito bonitas as bolinhas, pena que não comprei uma
4NR da Jamaica - Elas fazem T-shirts personalizadas, adorei a apresentação das meninas para o juri, impressionaram todos
Rôndo do Peru - Elas fabricam uma bandeja giratória que tem uma prateleira, são personalizadas e muito bonitas e práticas.
Steviser da Venezuela - Eles fabricam geléias com Stévia, ajudando pessoas que não podem consumir açúcar.
Foto Crystal da Bolívia - Imprimem fotos em vidro, com baixo custo e ótima qualidade
Decologic do Chile - Eles desenvolveram vasos totalmente ecológicos, com retalhos de garrafas pet e cimento. Adorei também o trabalho que eles fizeram na comunidade ensinando a fazer os vasos e a pintar.
D´Kulcha da Granada - Eles fabricam t-shirts com estampas exclusivas feitas por eles. As estampas eram lindas. Me arrependi de não ter comprado uma :)
Escoluffa do Paraguai - Fabricam chinelos com bucha na palmilha. Cada chinelo vem numa embalagem reciclada de plástico costurado.
As meninas vieram vestidas com roupas típicas, e na apresentação fizeram uma dança muito bonita. Olha a simpatia delas.
Imakitop do Peru - Fazem estampas exclusivas para laptop, cada uma mais bonita que a outraEquipe HP no final da feira. Estávamos cansadas mas muito felizes, o trabalho deles nos cativou.
Lembranças que ganhei. Confesso que os panfletos com fotos de alguns países me animou muito a ir conhecer.
Foto das equipes reunidas no final do evento
A simpatia, profissionalismo e dedicação desses jovens me impressionou.
Parabéns ao JA pelo belíssimo projeto, parabéns a HP e a FEDEX por patrocinar. E principalmente parabéns aos participantes, todos vocês são vencedores!
A Junior Achievement Brasil agradece a sua participação no JA Company of the Year - Região das Américas.
ResponderExcluirPor gentileza, poderia enviar-nos o seu e-mail para mantermos contato?
Atenciosamente,
Equipe Junior Achievement Brasil.
Marluce, o papel e suporte de vcs voluntários foi essencial para que estes jovens chegassem até o evento final e tb para que pudessemos escolher com justiça a melhor mini empresa. Muito obrigada por tudo ! Foi muito bom passar por esta experiência com o time de voluntário da HP Rio ... vcs são demaissssss !!!
ResponderExcluirachei barbara esta feira.
ResponderExcluirfoi aberta ao publico normal???
imgino a aalegria de conehcer estes jovens que vindos de tao longe tem muito o que nos mostrar.
e vcs foram VOLUNTARIAS...ou seja nao ganharam nada, trabalharam mUITOOOOOOA.
PARABENS!!!
Marluce... brigada pela dica da piscina! Li e vou pensar nos teus argumentos!
ResponderExcluirMas mudando... tava lendo esse teu post... que delícia! Eu trabalho numa universidade e sempre me surpreende a criatividade e o empenho dos alunos! Imagino a tua satisfação por fazer parte disso!
bjo