terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Verão castigando e sem verba? Quem disse que você não pode ter uma piscina?

Olá!
Hoje quero mostrar pra vocês uma coisa que nos ajudou muito durante o verão do ano passado, e vai ajudar nesse também rsrsrsrs
Compramos uma piscina de vinil da Intex. Ela foi comprada em dezembro de 2009, na época custou 349 - 100 (crédito acumulado do meu cartão submarino) = 249 reais, dividindo nem percebemos as prestações rsrsrs.
Atualmente vejo no mercado essa piscina na faixa de 299 até 499 reais. Como nessa oferta aqui
Enquanto eu não puder fazer a minha tão sonhada piscina definitiva de vinil, como a piscina do meu pai que mostrei nesse post: http://falomelhordoqueescrevo.blogspot.com/2010/08/antes-e-depois-de-uma-piscina-de-vinil.html a nossa piscina provisória é que vai nos refrescar e aliviar esse calorão que está torrando os miolos.
Apesar de ser uma piscina inflável, ela tem 90 centímetros de altura e é muito forte.
Quase não dá trabalho para encher, é só inflar a borda e colocar uma mangueira. No nosso caso o Submarino deu de brinde uma bombinha manual, ajudou muito para não perdermos o fôlego rsrsrsr
A água, na medida que vai enchendo a piscina, levanta a borda.
No caso do nosso modelo já veio uma bomba filtrante, o que é muito importante para a manutenção

Mas após a nossa compra e enchermos a piscina veio a dúvida: Como fazer a manutenção de uma piscina Intex???
Procurei na internet como louca e pouco achei, algumas informações desencontradas e nossas dúvidas aumentaram.
Ao mesmo tempo ia aumentando a sujeira na piscina, já que eu estava acostumada com aquelas pequenas de 2000 litros, seria só jogar a água fora, lavar e encher de novo.
Mas numa piscina de 6734 litros isso não é possível rsrsrsrs

A busca por informações é muito importante, já que esse tipo de piscina não suporta todos os produtos que normalmente são recomendados para piscina. Por exemplo, todos os produtos que contenham Hidroxicloreto de alumínio danificam muito as piscinas intex. Outros estragam o filtro. Portanto tenha muito cuidado ao comprar produtos para ela, alguns são muito agressivos.

Hoje, com a nossa piscina limpinha, e com experiência de 1 ano rsrsrs, gostaria de passar pra vocês algumas dicas, pois talvez sejam úteis :)

Lembrem-se, não sou especialista, caso tenham alguma dúvida entrem em contato com o fabricante. Eu liguei várias vezes pro SAC da Intex e HTH.

Instalação:
- Utilizamos lonas para não deixar a piscina direto em contato com o chão, mas existem lonas próprias para colocar embaixo das piscinas, algumas piscinas até já vem com uma lona para isso.
- Coloque a piscina numa área plana!
- Verifique pedras, e partes irregulares que podem furar e danificar o fundo
- Compramos também uma capa para os dias que não usamos a piscina, é muito útil

Manutenção:
Você irá precisar de:
- Um kit de teste de água (pode ser fita ou líquido)
- Uma peneira de piscina
- Uma escova para piscina
- Cloro Granulado
- Algicida
- Redutor de alcalinidade e PH e/ou Elevador de Alcalinidade e/ou Elevador de PH
- Limpa bordas de piscinas + 1 esponja macia
- 1 balde

A cada 2 ou 3 dias faça a medição com o kit de teste de água (fita ou líquido)
Nós já usamos dessas duas marcas:

De acordo com as instruções do kit verifique a alcalinidade total
Se a alcalinidade estiver abaixo de 80ppm utilize o elevador de alcalinidade
Se estiver acima de 120ppm utilize o redutor de alcalinidade e PH
No nosso caso só usamos até hoje o redutor, e mesmo assim poucas vezes :)


Após a verificação e normalização da alcalinidade da água, verifique o PH
No nosso caso o PH sempre esteve no nível correto, mas no caso da sua água ter nível inferior de ph utilize o Elevador de PH.
Repare que o Redutor de Alcalinidade reduz também o PH, então provavelmente se você regulou a alcalinidade corretamente o PH deve estar correto também :)

Regulados a alcalinidade e o PH, verifique o nível de cloro.

Caso precise (geralmente precisa) utilize 4 gr de cloro para cada 1000 litros de água, ou seja, para a piscina do nosso modelo usamos em torno de 27gr de cloro

Encha o balde com água da piscina, jogue o cloro no balde e com o auxílio do cabo da escova ou da peneira, mexa a água.
Com a bomba filtrante ligada jogue a água do balde na piscina, de preferência dando a volta na borda.
Deixe a bomba filtro ligada por 6 horas.
Geralmente fazemos a cloração à noite, assim de manhã está pronta :)

Compramos esses medidores que são muito úteis, já que é bem complicado medir os produtos corretamente, acredito que tudo é muito voltado para piscinas grandes, quando precisamos de medidas menores não tem marcação.


Uma vez por semana use o algicida, ele evita que crie aquela camada de limo nas paredes e no fundo da piscina. Uma simples chuva é o bastante para propiciar o aparecimento de algas numa piscina.
Utilize o mesmo processo usado para colocar o cloro, dilua 5ml de algicida para cada 1000 litros de água, no nosso caso 34ml de algicida.

Pode colocar o algicida e o cloro no mesmo dia.

A cada semana verique se a borda da sua piscina está suja. Protetor solar costuma deixar uma oleosidade nas bordas. Caso seja o caso, use o Limpa Bordas com uma esponja macia. Não se preocupe, o Limpa Bordas é biodegradável e pode entrar em contato com a água da piscina sem problemas.

O elemento filtrante da bomba filtro é semelhante aos filtros de ar de automóvel feito de um tipo de papel. Sempre que estiver sujo, lave com água corrente que ele fica branquinho de novo. Só é necessário trocar quando ele for danificado ou estiver desgastado.

Algumas sujeiras são muito finas para serem retiras pelo filtro, por isso será necessário aspirar para fora da piscina. No início eu penei pra conseguir encontrar a escova que aspira da Intex, porque as escovas das piscinas comuns são próprias para ligar na bomba da piscina, o que não é possível no nosso caso.
Aqui nessa foto, na esquerda a escova da intex, que tem de um lado um local pra colocar uma mangueira (ligada à rede de água), no meio um local pra encaixar o cabo, e do outro lado um saquinho de pano que filtra a sujeira. Do lado direito da foto uma escova normal de piscinas.

No dia a dia verificamos que a escova da Intex filtra sujeiras maiores (folhas, pelos, etc.), mas as menores passam pela malha do saquinho de malha e são espalhadas pela piscina, apesar da vantagem de automaticamente repor água que possa ter evaporado, ou perdida na entrada e saída de pessoas da piscina. Quase sempre utilizamos uma mangueira livre para aspirar a sujeira do fundo da piscina (presa a um cabo para facilitar o manuseio; veja peneira abaixo), da mesma forma que se utiliza uma mangueira pra esvaziar um aquário, ou retirar combustível do tanque de um carro.
Então uma simples escova pra escovar o fundo de vez em quando e uma magueira já resolve :)

Sempre que tiver sujeiras suspensas na água, utilize a peneira. Acredito que esse é o equipamento mais indispensável na piscina, pois sempre tem folhas, insetos e anfíbios (rãs, lagartixas, etc.) que adoram boiar na nossa piscina rsrsrsrsrs

Me desculpem, quem já tem piscina não vai achar nem um pouco útil esse post.
Mas espero ajudar os que estão sofrendo com esse calor e que estão com outras prioridades na obra como nós :)
E aí? Se animaram? Ou vão torrar os miolos nesse verão? rsrsrsrs

PS: Esse post teve um visitante especial, maridão ajudou a conferir as dicas, já que ele que faz a manutenção, eu só mergulho hahahahaha


Estou editando este post para acrescentar algumas dicas que descobrimos e acrescentar algumas dúvidas que perguntaram e que podem ser úteis para todos:

- Descobrimos que podemos usar o decantador da hth pois ele não prejudica a piscina, ele ajuda muito, já que a sujeira desce pro fundo.

- A pastilha PENTA da HCL é ótima, ela é pra usar naqueles recipientes que ficam boiando na água, e faz 5 coisas diferentes, entre elas tem clarificante. Gostamos muito do resultado, diminuiu muito o trabalho de manutenção, só limpar com a peneira pra retirar as sujeiras sólidas.
http://www.piscinashidrolan.com.br/Produtos/Detalhes.asp?op=6
Uma pastilha de penta dá pra 30.000 litros de água.
Regule as aberturas do flutuador conforme você for medindo o cloro na água, se estiver muito, regule para as aberturas ficarem menores.
Enquanto não houver pessoas na piscina, o flutuador deve ficar boiando na piscina. Com bomba ligada ou não ele fica flutuando e liberando o cloro aos poucos. Mas quando alguma pessoa for entrar na piscina, o flutuador deve ter as aberturas fechadas e ser retirado, porque ele libera química muito concentrada, em dosagem que pode ser prejudicial a seres humanos.
Mas não caia no mesmo erro que eu, me acostumei com o flutuador e a água ficava sempre clarinha e limpa, esqueci de verificar e quando fui ver a pastilha tinha acabado e a água ficou verde, como não estávamos usando por causa do frio, demos bobeira e agora teremos de fazer uma super cloração e super algicida para recuperar a água

- Caso sua piscina tenha ficado muito tempo sem tratamento é possível recuperar a água (mesmo ela estando verde)
Faça uma super cloração e super dose de algicida e muita escova e aspiração.
Super cloração e super algicida é simplemente usar uma dosagem bem maior dos produtos para parar a infestação de algas. Nos rótulos dos produtos (cloro e algicida) há instruções para fazer isso. Mas antes tire toda sujeira grossa, folhas, insetos, etc.

- Aqui estão as formas que já usamos para aspirar a piscina:
1) encher uma mangueira de jardim com d'água, colocá-la na piscina com uma das pontas pra fora e abaixo do nível do fundo a ser limpo na piscina, e aspirar. Vantagem: gasta menos água, limpa sujeira bem fina. Desvantagem: limpeza mais lenta, porque a área de sucção é pequena;
2) usar o "aspiradorzinho" com uma mangueira diretamente ligada à torneira. Vantagem:área de sucção maior, já completa a água da piscina ao mesmo tempo. Desvantagem: não limpa sujeiras bem finas, só as grosseiras;
3) aspirador de piscina tradicional com mangueira 1 1/2 ", por gravidade. Vantagem: área de sucção grande, velocidade na limpeza. Desvantagem: perda de água da piscina;
4) mangueira de jardim acoplada na sucção da bomba filtro, contrariando o manual. Vantagem: sem perda dágua. Desvantagem: o filtro não limpa perfeitamente, apenas um pouco melhor que o saquinho do "aspiradorzinho".
Observação: Aquele "aspiradorzinho" não serve para sugar água+sujeira, somente para introduzir água na piscina e aproveitar este fluxo para empurrar a sujeira grosseira para dentro do saquinho de recolhimento.

- Apesar do manual dizer que necessita do local totalmente nivelado, instalamos a nossa piscina num local não nivelado, era só uma nata de cimento que estava até bem inclinada. O problema é se estiver muito inclinado e com isso a água iria tombar pra um lado só. Tudo é questão de bom senso, ao começar a encher você já irá perceber se a inclinação está muito ruim ou não, caso esteja muito inclinado não instale

- Caso você esteja pensando em instalar a sua piscina em algum andar da sua casa ou na laje, consulte antes um engenheiro, pois somente este profissional tem condições de avaliar a capacidade de carga da laje, das cintas e das colunas, e poderá calcular se está preparada para receber a piscina, obviamente somada ao peso das pessoas que circularão por lá. Se for o engenheiro responsável pela construção do imóvel, melhor ainda, pois ele provavelmente terá esta resposta na ponta da língua.

356 comentários :

  1. adorei o post! também quero uma piscina linda e definitiva lá na minha casa, mas ainda temos muuuita obra pela frente até chegar no ponto da piscina, atualmente moro em um apê aqui no Rio, logo não posso comprar nem uma inflavel dessas, mas assim que poder habitar a casinha nova vou providenciar uma, vou guardar essas dicas!
    bjs

    ah! vou te seguir ok!?

    ResponderExcluir
  2. Minha madrasta tem uma dessas na casa dela e funciona muuuito bem! A ideia realmente é ótima... e vale a pena para não passar calor. kkkk

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Estava aqui vendo sua foto na piscina e me roendo de inveja...rs

    Esse calorão pede mesmo uma. Bom saber que alguém tem desde o verão passado e esta gostando, eu sempre duvidei da sua funcionalidade, mas agora postada assim e documentada acho que encaro uma para o sitio do meu sogro.

    Aproveite bem a sua, e obrigado por compartilhar as dicas.

    Sra. N

    ResponderExcluir
  4. guria comprei uma piscina dessa no submarino també, igualzinha a sua, mas ainda não pude montar porque o pedreiro não veio nivelar o piso. não tinha noção que a danada era tão grande e muito menos da manutenção pra ela.
    seu post vai me ajudar demaaais nesse verão!
    Já até favoritei!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Marluce,
    Lendo um blog que acompanho, vi seu link e vim visitar vc. Adorei seu blog!
    Coincidência total, pois estou aqui com a folheto do Compra Fácil pesquisando uma piscina dessas. Coisas deste calor intenso!
    Abraços, Sandra.

    ResponderExcluir
  6. Oi Marluce.. Vi que você esta me acompanhando e vim te visitar também.. e adorei logo de cara, pois estas dicas da piscina são super úteis..

    Lá em casa a etapa da piscina vai demorar alguns verões ainda.. só temos uma de 400 litros do meu filho... que refresca ele quando precisamos..

    Adorei a piscina do seu pai também, lindona.. e super bem instalada..

    Só ficou uma dúvida na piscina dele, ela é suspensa ou vocês cavaram um buraco?? Dúvida, pois lá em casa o terreno é declive e a nossa piscina vai ficar suspensa..

    bjs
    Patricia

    ResponderExcluir
  7. Oi Marluce.. também adorei o seu blog e amei a sua história e a sua batalha para construir, longo anos, né... Com certeza valeu a pena..

    Sua vista é maravilhosa!.. Amei..

    Entendi.. até passe o link e agora a sua resposta.. pois estavamos em dúvida se o melhor não era mesmo cavar e fazer direto na terra.. mas agora vc nos animou... ficarei pensando na nossa piscina linda assim como do seu pai..

    Amei a sua cozinha com bastante bancada.. espaço é o que não falta, né.. adorei também as janelas e as pastilhas dos banheiros.. o jeito que foi assentado o azulejo do banheiro também...

    bjs
    Patricia

    ResponderExcluir
  8. muito obrigada nos foi muito útil sua materia bjs....

    ResponderExcluir
  9. Oi Marluce,tb?
    A manutenção desta piscina e a mesma que faço aqui na minha que é de fibra,ela tem 32.000litros na manutenção a unica coisa que nesta do post faltou que não precisa e aspirar né!porque o gasto com a manutenção e quase o mesmo,assim que colocamos a piscina aqui em casa eu aprendi a tratar pois um tratador não ficaria barato,na quinta vez que tratei meu marido trouxe produto diferente do que eu usei da ultima vez,hunf a piscina começou a dar explosões de dentro dela,eu só sei que as quimicas que misturei causavam juntas explosões,por isso é muito bom sempre ler as instruções e procurar sempre usar o mesmo produto...bjÃO queridona...

    ResponderExcluir
  10. Que delícia!! Sabe que na casa nova já tinha uma piscina, que ficou mais de 10 anos abandonada, mas não tem vazamento algum. Precisamos é reformá-la, mas vai demorar $$$, rsrsrs. Bjs

    ResponderExcluir
  11. excelente post
    ésta piscina pdoe ter uma vida curta, mas é apenas pra matar o calor
    já tivemos em casa aquela de fibra de 5 mil litros
    mas qdo vc não está usando, ela fica onde/
    um trambolho imenso encostada na parede, enfeiando o quintal.
    e a agua tb...em dois dias vira uma coisa sebosa...e em uma semana sem uso esverdeia
    tratando dá pra aproveitar a agua tb!

    ResponderExcluir
  12. adorei o Post!!!!penso em comprar uma, mas estou avaliando $$$$ a viabilidade, já que ela não é lá muito resistente**bjin.

    ResponderExcluir
  13. Muito obrigado pelas dicas, foram otimas
    Estava com as mesmas duvidas que vcs

    ResponderExcluir
  14. OiêêÊ Marluce
    Excelente seu Blog!!!
    Passei para amigos...rs
    É Muito difícil mesmo encontrar na net dicas de manutenção da piscina INTEX
    Compramos uma de 12,450Litros
    E estava com a maior dúvida (em se tratando de remédios para Manutenção)
    Vc conseguiu passar tudo de forma simples e prática....amei
    Muito Obrigada...Foi muito útil sua ajuda
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Nossa..eu adorei encontrar esse post..preciso muito de sua ajuda..vc nao tem noçao..eu comprei uma de 10.500 pensa só? ja achei a sua imensa..mas eu montei a minha..o chao nao estava plano e ai ela ficou torta..nao encheu nem metade do que possibilita..e vivia cheia de algas..eu coloquei 1 kg de cloro sem saber..e meu cabelo ficou verde porque sou loira! tem noçao? E todo dia tendo que escorregar no fundo de algas..eu fazia de tudo..anotei tudo que falou..porque to regulando o terreno e quero monta-la de novo..mas como deu trabalho pra esvaziar ela e tirar do tempo..aqui nao é coberto..ai embrulhei ela toda e coloquei na varanda..mas to com medo de ela ficar muito tempo embrulhada e alguma parte ter ficado úmida e estragar ne? mofar e perder dinheiro..ela foi carinha..to com duvidas só no que vc falou sobre a escova..nao entendi direito qual comprar..e onde..me ajude please..

    ResponderExcluir
  16. nossa vc caiu do céuuuuu kkk
    nos compramos um de 14.000lts nao montamos ainda pois estamos preparando o terreno,ja estava quase ficando louca pq nao sabia como ia fazer para manter ela limpa ..nossa vc foi muito clara e explicou muito bem ,muito obrigada pelas informaçoes,ah eu tambem nao entendi o lance da escova como faço para ela aspirar ligo na bomba?e tambem de quanto em quanto tempo vcs trocam a agua mesmo com esse tratamento td ?obrigada pelas infor. abraçoss

    ResponderExcluir
  17. Oi Luciana,
    Estou respondendo aqui pois não consegui ver se você tem blog :)
    A bomba dessa piscina não tem força pra colocar o tubo da escova, o jeito é fazer com a mangueira da escova o mesmo que fazemos quando queremos tirar água com mangueira, ou quando tiram gasolina do tanque, encher a mangueira toda de água e rapidamente virar uma das pontas pra fora da piscina, toda a sujeira que a escova aspira vai pro chão, mas como isso tira muita água da piscina só usamos quando é muito necessário.
    Descobrimos a pouco tempo que podemos usar o decantador da hth pois ele não prejudica a piscina, ele ajuda muito, já que a sujeira desce pro fundo.
    Quanto a jogar a água fora, não precisa. Já imaginou 14mil litros jogados ralo abaixo? rsrsrsrs
    Com o tratamento sua água vai sempre ficar clarinha, e mesmo que você deixe de tratar por muito tempo e a água fique marrom dá pra recuperar. Já aconteceu comigo e usando os produtos corretos conseguimos a água cristalina novamente. Se acontecer com você me pergunte que eu digo os produtos a serem usados.
    Nesse inverno estamos testando um cloro em pastilha que é pra usar naqueles recipientes que ficam boiando na água, essa pastilha faz 5 coisas diferentes, entre elas tem clarificante. Por enquanto estou gostando muito do resultado, quase não precisamos mais fazer a manutenção, só limpar com a peneira. Só não sei se esse tratamento funciona no verão, onde o uso da piscina é intenso.

    ResponderExcluir
  18. Gente eu ainda nao entendi esse lance da mangueira..mas me arrependi de ter comprado essa piscina..tipo..ta inverno e eu nem remontei ela..ta na varanda ainda..embolada..só de pensar no trabalho desanima. Mas tipo eu nao comprei esse material todo por falta de grana..o que vc me indica commprar de mais importante pra começar a manter ela limpa? sei que preciso ainda comprar a tampa..acho que com a capa vai demorar a sujar..to perdida!

    ResponderExcluir
  19. Oi Karla,
    Não desanime!
    Olha, esse produto novo que estou usando é uma pastilha de cloro pra usar no flutuador
    Então experimenta só comprar o flutuador (qualquer loja de piscina tem) é barato e serve qualquer modelo, a pastilha é a Penta da HCL. Olha ela aqui nesse site: http://www.piscinashidrolan.com.br/Produtos/Detalhes.asp?op=6
    E a peneira, pra retirar as sujeiras sólidas.
    Então seria só isso, o flutuador, a pastilha e a peneira.
    Não é o ideal, mas pra começar por enquanto acredito que irá manter sua piscina clarinha
    beijos e boa sorte

    ResponderExcluir
  20. marluce help!!!!kkkkk
    lembra que te falei que havia comprado uma piscina de 14000mil lts(rsrsrsrr)pois é agora e que veio a preocupacao .nao estou conseguindo fazer a manuntencao correta ,coloquei o cloro antes da barrlha ( alias acho que compreio o produto errado)ai to com dor de cabeça kkk,eu tenho o flutuador oque vc acha compro as pastilhas??e quantas pastilhas devo usar pra essa quantidade de agua helpppppppp ..bjosss
    att.luciana flores

    ResponderExcluir
  21. Oi Luciana,
    Uma pastilha de penta dá pra 30000 litros de água, então no seu caso uma pastilha é o bastante :)
    Regule as aberturas do flutuador conforme você for medindo o cloro na água, se estiver muito, regule para as aberturas ficarem menores
    Bj

    ResponderExcluir
  22. marluce nao entendi a parte do cloro kkk
    mais eu coloco a pastilha no flutuador (precisa ligar a bomba)abro aqueles furinhos e coloco na piscina??

    ResponderExcluir
  23. Você tem de fazer a verificação do cloro na água através daqueles kits (ou fita de teste ou líquidos)
    O Flutuador fica constante na piscina, deixa ele sempre. Com bomba ligada ou não ele fica flutuando e liberando o cloro aos poucos

    ResponderExcluir
  24. Pergunta: na foto vocês estão ajoelhados? Porque ela parece ser bem mais alta que 90 cm?

    ResponderExcluir
  25. Oi marluce como vc está usando o flutuador, qual tablete vc usa e quantas gramas?

    ResponderExcluir
  26. Olá Jean,
    Uso a pastilha penta e o flutuador fica direto na piscina, uma pastilha é até mais do que o suficiente, então é só deixar as janelinhas do flutuador só um pouco aberta. Mas não caia no mesmo erro que eu, me acostumei com o flutuador e a água ficava sempre clarinha e limpa, esqueci de verificar e quando fui ver a pastilha tinha acabado e a água ficou verde, como não estávamos usando por causa do frio, demos bobeira e agora teremos de fazer uma super cloração e super algicida para recuperar a água

    ResponderExcluir
  27. Olá Marluce, baita post hein?? Seguinte, compramos uma de 14000 l , e ainda não instalei. O terreno aqui tem uma inclinação, pequena mas tem, sabe aquela inclinação pra escoar agua da chuva?? Pois é. Liguei pro SAC, mandei email pra pedir qual a inclinação máxima, porém não obtive resposta melhor que no manual ( o terreno deve ser totalmente plano e liso). Gostaria de saber se vou ter problemas pra instalar, será que vai ser necessário nivelar totalmente??

    Obrigado pelo post, ajudou bastante com os produtos, já que antes de comprar pensei que só precisaria de cloro e peneira ;P....
    Aguardo tua resposta :).

    ResponderExcluir
  28. Oi Luiz Carlos,
    Apesar do manual dizer que necessita do local totalmente nivelado, instalamos a nossa piscina num local não nivelado, era só uma nata de cimento que estava até bem inclinada. O problema é se estiver muito inclinado e com isso a água iria tombar pra um lado só. Acredito que no seu caso a inclinação não seria problema, pois é inclinado só um pouquinho não é?
    A sua é igual a minha só que maior? Ou é com estrutura de metal? Caso seja igual a minha, ao começar a encher você já irá perceber se a inclinação está muito ruim ou não. Experimente e me diga se funcionou.
    A dica que eu dei nos comentários sobre usar o clorador flutuante e a pastilha penta é muito útil para ter menos trabalho na manutenção
    Boa sorte com a piscina!

    ResponderExcluir
  29. Pois é, é uma inclinação pequena sim, acho que cerva de uns 4 cm, de uma ponta da piscina à outra... É igual à sua sim, só que de 14000 litros...
    É, eu dei uma lida nos comentários, vou procurar o flutuador.
    Obrigado pelas dicas x].

    ResponderExcluir
  30. oiii Marluce, Bom Dia! ADOREIII O POST !!! To na mesma luta que vc... mas cheia de dúvidas... igual uma louca pra ter informações... minha duvida no momento é sobre a tomada que ligarei a bomba filtrante... pode sre uma tomada comum com fio 2,5 ? Tenho uma Intex de 19.000ml. Muiiitooo Obrigada!

    ResponderExcluir
  31. Oi Rachel,
    Você quer dizer a extensão para a tomada?
    Eu uso a comum e nunca tive problema.
    Não li nenhuma especificação sobre isso.
    bj

    ResponderExcluir
  32. OLÁ ADOREI SUAS DICAS.
    COMPREI UMA PISCINA DESSA DE 11 LITROS.SÓ QUE ESTOU COM MEDO DE MONTAR ELA, PQ NO MANUAL DELA DIZ QUE NÃO PODE SER MONTADA EM TERRAÇO. E EU SÓ TENHO ESPAÇO NO MEU TERRAÇO.NÃO IMAGINAVA DELA SER TÃO GRANDE. MAIS TENHO CERTEZA QUE MINHA CASA TEM ESTRUTURA PARA AGUENTAR.
    O QUE VC ME ACONSELHA?

    ResponderExcluir
  33. Olá Marcela,
    O problema de instalar no terraço realmente é a estrutura da casa. 11mil litros é muito peso.
    Aconselho você conversar com algum engenheiro civil antes, pois as vezes parece que aguenta mas você pode estar correndo riscos. Melhor prevenir não é?
    Beijos e boa sorte

    ResponderExcluir
  34. Olá Marluce,
    Teu Blog está abrindo uma luz no fim do túnel..rsrsr
    Comprei uma de 14.000 l e não imagina ser tão grande. Instalei na laje mas não tive coragem de encher toda pois é muito peso e a estrutura não foi feita pra isso. Tenho uma outra área de piso mas é muito desnivelada e não posso nivelar por causa da garagem, tem que ser algo provisório. Minha unica saída que pensei foi fazer uma caixa de areia para nivelar e colocar lá. Imagino que com o peso da água vai compactar a areia e dar certo, porém no manual da intex diz pra não colocar em cima da areia. O que você acha???
    Acho que comprei um elefante branco...kkkkkk!!!!

    ResponderExcluir
  35. Oi Anônimo rsrsrsrs
    Tem razão, na laje é bem perigoso pelo peso
    A garagem é muito inclinada? Se o nivelamento for pouco dá pra instalar assim mesmo. Você percebe ao começar a encher se a água vai ficar muito inclinada ou não
    Acredito que a caixa de areia irá dar problema pois ao pisar no fundo da piscina pode fazer depressões na areia e pode prejudicar.

    ResponderExcluir
  36. Oi Anônimo
    Coloco a minha piscina de 14000l fazem trez anos, sempre na areia da praia co lona por cima, nao da problema algum, pois o peso da agua nao deixa a areia se movimentar e fica gostoso para sentar.

    ResponderExcluir
  37. Olá Marluce, ótimo blog.... Gostaria de uma dica, compramos uma piscina de 14000 l aqui, e veio o kit de manutenção, acho que igual ao seu, só que o problema é que a bomba do filtro diz no manual que não serve como aspirador, tem que ser uma mais potente. GOstaria de saber como você faz para aspirar a água, se usa a mangueira de jardim com água corrente ou usa a mangueira de jardim para retirar , sugar a água junto com aquele aspiradorzinho que veio junto...
    Obrigado, um abraço.

    ResponderExcluir
  38. Rachel Rabiega - Campinas/SP12 de dezembro de 2011 às 20:20

    Oiiiii Marluce ! Depois de muito brigar com a Americanas.com finalmente chegou minha piscina. Gostaria de saber qual a dica que vc me dá para tratar essa primeira agua ? Em vez de encher com mangueira, comprei um carro pipa de agua de 15 mil litros a piscina suporta até 19 mil litros, mas achei muita coisa, que fica bem mais barato. Como vc indica que eu começe a tratar ? Muitooo Obrigada!

    ResponderExcluir
  39. Olá Marluce, gostaria de saber mais sobre o procedimento para tirar as sujeiras mais finas do fundo da piscina com a mangueira livre. Que grossura de mangueira voce usa, aquelas de piscina ou a de jardim??
    obrigado.

    ResponderExcluir
  40. Outra coisa, esqueci no outro posto, me desculpe. A minha piscina está com o fundo bem liso, e as laterais também. Seria limo, falta de algicida??

    E a escova, você usa pra que??
    Obrigado

    ResponderExcluir
  41. Oiiiii, estou enchendo uma piscina igual a sua, mas só que de 14 mil litros ela esta com uma inclinação de mais ou menos 2cm e meio, será q tem perigo de estourar com essa inclinação? Quanto de inclinação tem a sua?
    Seu blog está bem legal, melhor at´q o atendimento da intex.....bjs e obrigada.....

    ResponderExcluir
  42. Olá, adorei as dicas, mas como deixei sem tratar um tempo, juntou sujeira no fundo e não consigo mais limpar a piscina. Estou aspirando a sujeira diariamente, mas todo dia tem. Como seria uma essa "super cloração e super algicida para recuperar a água", que você fala???

    ResponderExcluir
  43. Olá Marluce comprei uma piscina igual a sua de 6734 mil litros estou querendo montar no terraço sera que tem algum problema com estrutura, o pedreiro falou que eu podia montar tranquilamente..será que devo confiar, pois é o único lugar que eu posso montar/:( que vc acha???

    ResponderExcluir
  44. a e amei as dicas de limpeza vou seguir tambem...muito obrigada..

    ResponderExcluir
  45. Olá pessoal,
    Desculpem a demora em responder mas estava viajando :)
    Vou responder na ordem:

    José
    Já usei vários métodos:
    1) encher uma mangueira de jardim com d'água, colocá-la na piscina com uma das pontas pra fora e abaixo do nível do fundo a ser limpo na piscina, e aspirar. Vantagem: gasta menos água, limpa sujeira bem fina. Desvantagem: limpeza mais lenta, porque a área de sucção é pequena;
    2) usar o "aspiradorzinho" com uma mangueira diretamente ligada à torneira. Vantagem:área de sucção maior, já completa a água da piscina ao mesmo tempo. Desvantagem: não limpa sujeiras bem finas, só as grosseiras;
    3) aspirador de piscina tradicional com mangueira 1 1/2 ", por gravidade. Vantagem: área de sucção grande, velocidade na limpeza. Desvantagem: perda de água da piscina;
    4) mangueira de jardim acoplada na sucção da bomba filtro, contrariando o manual. Vantagem: sem perda dágua. Desvantagem: o filtro não limpa perfeitamente, apenas um pouco melhor que o saquinho do "aspiradorzinho".
    Observação: Aquele "aspiradorzinho" não serve para sugar água+sujeira, somente para introduzir água na piscina e aproveitar este fluxo para empurrar a sujeira grosseira para dentro do saquinho de recolhimento.

    Rachel
    Comece verificando Alcalinidade, pH e Cloro Livre. Se necessário, corrigir nessa ordem: Alcalinidade, pH, Cloro. No site da hth tem isso com detalhes.

    Luiz Carlos
    Veja as dicas da mangueira que escrevi pro José.
    Falta de algicida causa algas e parede/fundo escorregadios. Usar Algicida semanalmente.
    A escova é usada antes do algicida, para desgrudar as algas das paredes e fundo, mas somente é necessário escovar se passou mais do dobro do tempo ideal de aplicação de algicida, ou seja, 2 (duas) semanas, ou se perceber que as paredes estão muito escorregadias.

    Anônimo 1
    Não acho que 2,5cm causará muito problema, basta enchê-la até o limite da borda mais baixa. Se perceber durante o enchimento que ela está inclinando muito, pare por aí. Não sei quanto é a inclinação da minha piscina, mas deve ser parecida com a sua.

    Anônimo 2
    Super cloração e super algicida é simplemente usar uma dosagem bem maior dos produtos para parar a infestação de algas. Nos rótulos dos produtos (cloro e algicida) há instruções para fazer isso. Mas antes tire toda sujeira grossa, folhas, insetos, etc.

    Anônimo 3
    Só um engenheiro, com informações sobre como foi feita a laje, poderá calcular se está preparada para receber a piscina, obviamente somada ao peso das pessoas que circularão por lá.

    Adorei saber que as dicas foram úteis, obrigada a todos :)

    ResponderExcluir
  46. Muito obrigada pela dica, ela foi muito útil ára marinheiros de primeira viagem!

    ResponderExcluir
  47. Nossa arrasou nas dicas !!
    Olha tenho duas piscinas dessa uma do mesmo tamanho da sua que ainda se encontra na caixa la na minha casa em Rio das ostras e uma outra q esta no uso aqui em casa de um pouco menos q essa acho q deva ter uns 4 mil litros não me lembro mais snif..
    Mas vou te dizer não sabia nada disso q vc falou e se quer saber até hoje não consegui montar a minha perfeita,ela sempre fica tombando pra um lado eu peguei a minha bomba q veio na piscina maior e botei nessa piscina aqui mais tb não sabia o que por pra limpar então essa semana mesmo vou providenciar tudo isso sabe mais ou menos quanto vou gastar por esse kit todo rs ?

    Olha e vou confessar pra vc uma outra coisa dá um desanimo total cuidar dela pois todos tomam banho mais na hora de limpa sobra pra mim !!
    Sera q esse kit ai vai me aliviar mais rsrsrs???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Shica,
      Usando a pastilha PENTAa manutenção fica muito mais fácil, é só colocar a pastilha no flutuador e controlar o cloro com as fitas teste e limpar as impurezas com a peneira. Alterei o post colocando no final essa e mais outras dicas que descobrimos.
      bj

      Excluir
  48. Pois é Marluce vi sobre essa pastilha e vou providenciar o meu grande problema é a montagem a minha fica sempre tombando pra um lado aff..
    Mas meu esposo vai providenciar isso tb acho q vou ter q acerta o quintal!

    ResponderExcluir
  49. Marluce mais uma coisinha rsrs não vou mais encher seu saco essa fita pra medir cloro e Ph da aguá custa 25 reais é isso mesmo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Shica
      Não enche saco não, pode perguntar sem problemas :)
      Olha eu costumo comprar da HTH (mais caro) e da Propol (um pouco mais barato)
      Uma vez comprei as fitas da marca intex, apesar de ser bem mais barata, era horrível, as cores eram impossíveis de comparar, devolvi e paguei a diferença rsrsrsrs

      Excluir
  50. Adoreiii as dicas, estava precisando mesmo pq hoje minha água amanheceu esverdeada, vou aproveitar algumas dicas para limpa-la, obrigada

    Fátima

    ResponderExcluir
  51. Olá Marluce,
    Tenho uma piscina dessa de 10 mil litros ela é muito parecida com essa sua ! porém estou com um problemão ! a borda inflavel esta perdendo o ar, porém não conseguimos achar o furo para o reparo ! ai vem minha pergunta tem algum produto que passa e mostra aonde está o furo ou só na garra mesmo? pq ta dificil !

    Obrigado e parabéns pelo blog !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cardoso,
      Infelizmente é bastante difícil achar furos na borda dessa piscina mesmo. Tente encher ela bastante e antes que ela murche passe limpador de borda, sabão ou algo que faça espuma e observe se alguma bolha cresce. A mesma técnica usada pra ver se tem vazamento de gás nos botijões, sabe?
      Eu não tive muita sorte, achávamos que era só algum furo e quando fomos tentar resolver descobrimos que a borda estava esfarelando. Ela estava com uma mancha marrom em toda a volta, descobrimos que foi queimado de sol, já que tínhamos preguiça de colocar a capa e ela ficava direto no sol :(
      Comprei outra igualzinha e montei ontem, já está quase cheia.
      Boa sorte com o furo!

      Excluir
  52. Olá Marluce !!!
    Tem um detalhe que vem nos estressando um pouco em casa mas, é em relação as mangueiras do filtro, ou melhor o "contato" delas com a piscina.Temos uma de 14000l e várias vezes saiu e perdemos um "bocado" de água, heim?!rs!!! Mesmo com as braçadeiras bem colocadas , apertadas e tudo mais, não sei que acontece simplesmente escorregam e está feito o estrago.Afff, já passou por isso???
    abraço
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que estranho Ana,
      A sua piscina tem aquelas duas peças que entram pelo lado de dentro da piscina nos tubos que serão conectadas as mangueiras? Essas peças que dão a sustentação pras mangueiras não sairem

      Excluir
  53. Olá Marluce!!!
    Minha piscina está me dando dor de cabeça.... Já usei estes produtos flutuador com a palstilha, e a água ficou verde, tirei toda, limpei, lavei.... coloquei novamente,com o flutuador, a água ficou ficou esverdeda, coloquei 25ml( é de 5.680 litros) de algicida, filtrei por 3 horas, escovei as paredes e fundo que estavam escorregadias, deixei parada por 1 dia, filtrei novamente por 6 horas e hoje troquei refil do filtro, cloro do flutuador e dale filtro....fui ver e tá tudo escorregadiu.. o que me aconselha.. já gastei tanto que nem sei mais o que fazer. Estou com vontade de devolver o produto por insatisfação. faz 2 meses que comprei e eles não dizem que tem tanto gasto... Será que tenho que colocar algicida novamente, pois a água ficou meio leitosa. Abraço
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia,
      Acredito que no seu caso é melhor usar o cloro granulado e o algicida. E principalmente use a fita de teste pra ver se está com a dosagem correta de cloro, e caso necessário os produtos para regular a alcalinidade da água.
      Somente após regular totalmente a sua água é que você pode voltar a usar a pastilha. Liga o SAC da HTH eles geralmente dão dicas úteis e podem resolver seu problema.
      Boa sorte

      Excluir
  54. Olá Marluce, adorei as dicas. Não sabemos porque não compramos antes a piscina, sofremos tanto com o calor de mais de 40 graus no ano passado...esse ano em vez de comprarmos lá por outubro, demos bobeirA e só compramos agora em fevereiro, mesmo assim está quebrando um galhão. Muito boa e forte. Abraços tati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Tati. No verão essa piscina é maravilhosa né?
      bjs

      Excluir
  55. Olá Marluce, amei seu blog. Montei minha piscina há duas semanas e a água ainda está boa, mas tá começando a aparecer minhoquinhas. Hj comprei as pastilhas e o flutuador e vou usar amanhã. Obrigada pelas dicas, eu estava perdida com tantas informações desencontradas. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Essas minhoquinhas são larvas de insetos, provavelmente de mosquitos.
      Como você demorou a colocar as pastilhas e elas apareceram, talvez seja o caso de usar cloro granulado pra fazer a cloração mais forte no início e usar as pastilhas com o flutuador depois que a água estiver estabilizada (clorada e sem minhoquinhas)
      Boa sorte :)
      bjs

      Excluir
  56. ola eu comprei uma piscina de 6884 litros e estou usando em cima da laje...será q existe algum perigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mi,
      Lembre-se que são aproximadamente 7 toneladas de peso, mais as pessoas dentro da piscina. Eu aconselho perguntar a algum engenheiro.
      bj

      Excluir
  57. Olá amiga, comprei uma piscina com 10179 litros da best way e foi usada uma única vez, no domingo passado e ontem, para meu desespero, veio uma tempestade e a telha do vizinho caiu e furou a borda inflável. Na verdade fez um corte com cerca de 5 cm. Será que posso remendar? A água escapou a metade, mas não queria perder o resto e muito menos a piscina. Se puder me ajudar agradeceria muito. Parabéns pelo blog, eu amei suas dicas.
    Cláudia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Cláudia, que coisa chata, rasgar uma piscina tão novinha!
      Eu tentaria fazer um remendo, existem kits de remendo nessas lojas que vendem produtos de piscinas. Esse kit é um pedaço de PVC com uma cola de PVC.
      Boa sorte no conserto da sua piscina
      Beijos

      Excluir
    2. Olá Marluce, consegui consertar com o kit. Ficou super bom, e olha que descobri mais 3 furos. Obrigada e mais uma vez parabéns pela iniciativa de nos salvar dessa loucura deliciosa que é ter uma piscina em casa. rsrsrs Bjssss
      Cláudia.

      Excluir
    3. Oi Cláudia
      Que ótima notícia!
      Beijos e curta bastante a piscina :)

      Excluir
  58. Ola Marluce!!
    Eu e meu marido nos empolgamos e compramos uma piscina Bestway de 20 mil litros (!!!!) Usamos apenas no carnaval e agora, 10 dias depois, está verde e lisa, escorregadia, um nojo só!! Ja estava entrando em desespero, pois não achava nada que me explicasse exatamente o que fazer para limpar! Esse post me deu um ânimo a mais!! Hoje fui na loja de produtos crente que o vendedor saberia me dizer o que comprar, mas ele sabia menos do que eu!! Agora já sei quais produtos comprar e como usar.. só não entendi muito bem como fazer a parte da aspiração, não tenho mangueira de jardim.. Minha piscina vem com o aspirador e uma mangueira plástica sanfonada sobrando (igual a que liga a piscina no filtro), será que é essa que devo usar? Tem um monte de peça sobrando, conexões, borrachas, coisas que ainda não descobri para quê servem, pois o manual não vem em português. De qualquer forma, suas dicas foram preciosas. Ja estava arrependida de ter comprado a piscina. Volto a fazer contato pra contar se tive sucesso! Obrigada e um abraço!

    ResponderExcluir
  59. olá Marluce! Estava deseperada tentando encontrar na internet como utilizar o clorador flutuante quando encntrei seu post, minha piscina tem 3800L e ta verde, estava com receio de usar produtos nele com medo de estragar a piscina. Ela ja ta ficando verde e ta com aquele limo no fundo, pelo que entendi so o clorador não vai dar jeito né??

    ResponderExcluir
  60. oii Marluce!! Estava desesperada procurando como utilizar o clorador flutuante, minha piscina tem 3800L ta ficando verde e com aquele limo no fundo, então pelo que entendi so o clorador não vai adiantar? Tava com receio de utilizar outros produto com medo de danificar a piscina, então posso usar sem medo? Obrigada e um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jenis,
      O principal é nunca usar produtos que contenham Hidroxicloreto de alumínio nunca use nenhum produto desses na sua piscina.
      Você tem razão, somente o cloro não irá resolver seu problema de limo na piscina, esfregue toda a lateral e o fundo da piscina e aplique o algicida conforme instruções do fabricante. Caso ainda fique escorregadia no dia seguinte é porque estava com mais alga do que o normal, reaplique o algicida novamente ou use a dosagem maior (super algicida) conforme as instruções do fabricante. Me conte se resolveu :)
      Bjs e boa sorte

      Excluir
  61. Olá Marluce comprei a minha piscina, de 5621L daí no segundo dia ... sol quente ... quando foi a noite a boia esvaziou, e a água saiu pela metade, o que você acha, que pode ter sido por causa do calor, você já viu algo assim? eu à cobri com uma lona preta, sera que pode ter alguma correlação? ...
    As suas dicas são demais, acho que algumas empresas deveriam lhe contratar ou lhe patrocinar ... rsrsrs ...
    Desde já obrigado
    Antônio - Minas Gerais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Antônio,
      Muito estranho isso que aconteceu com a sua piscina.
      A lona preta com certeza concentra mais o calor, mas daí ter certeza que foi por causa da lona, é difícil.
      Pois a minha piscina anterior furou a borda e ela ficou bem murcha, mas mesmo assim não vazou nenhuma água.
      Pra esvaziar a borda e chegar a vazar água imagino ela ter explodido ao invés de furar ou algo caiu na borda pra ter vazado a água.
      Uma vez eu deixei uma mangueira enchendo a piscina e esqueci, a piscina transbordou e fez esse efeito, dobrou uma ponta e jorrou água, parecia um dilúvio, mesmo não estando furada, por isso pensaria na hipótese de ter caido algo em cima da borda ou ela ter transbordado.
      Essa lona estava presa em algo que pudesse forçar a borda pra baixo?
      A borda estava muito cheia? Segundo o manual da intex a borda não deve ficar extremamente cheia pois o sol pode aumentar a pressão interna e estourar.
      Boa sorte!

      Excluir
    2. Realmente muito estranho, mas eu acho que vou pedir a troca na loja onde comprei, tendo em vista que ainda esta na garantia, mas todo mundo que conversei ninguém assim como você relatou ou viu algo igual!
      Haaa ... aproveitando gostaria de saber qual a marca das pastilhas para o flutuador?
      A respeito da lona, não ... não prendi a lona em local nenhum.
      Vou ver o que faço ...
      Agradeço muito a ajuda, olha quero poder contar novamente com a sua ajuda.
      Muito Obrigado
      Até Mais

      Excluir
    3. Oi Antônio
      A pastilha que estamos usando é a Penta
      Tomara que sua nova piscina só dê alegrias!
      Qualquer dúvida é só perguntar :)

      Excluir
  62. Excelente as dicas ,eu tenho uma de 8.500litros,faço sempre essa manutenção,só oque está me encomodando é quando coloco o decantador fica cristalina e a sujeira toda desce,mas não consigo aspirar aquelas algas fininhas depositadas no fundo!Vou tentar a mangueira,mas ouvi falar que da para conectar um aspirador direto na mangueira do filtro,tentei mas o meu filtro não puxa a água por cima da piscina!Sabe alguma coisa sobre isso??Abraços Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana,
      Puxar a água pelo filtro é complicado, já que esse modelo de filtro é bem pequeno e fraquinho, já vi fazerem isso mas com filtros grandes, de piscinas grandes mesmo.
      Para aspirar água com mangueira é bem fácil, encha a mangueira todinha com água (temos um pedaço de mangueira menor pra facilitar uns 3 metros), mergulhe ela toda na piscina até ficar cheia, depois pegue uma das pontas e coloque fora da piscina, no chão mesmo, tendo certeza que a ponta contrária continua dentro da água, pronto! Logo que faz isso a mangueira aspira a água, aí é só direcionar a ponta que ficou na piscina pra sujeira.

      Excluir
  63. Oi Marluce, primeiramente parabens pelo blog, segundo, obrigado por esclarecer as duvidas de muitas pessoas assim como eu, pois antes, possuir uma piscina de grande capacidade era praticamente e principalmente financeiramente impossivel, mas vemos hoje que isso mudou e o custo é bem acessivel. Só gostaria que me tirasse 2(duas) duvidas: estouquerendo comprar uma com 3,66 X 0,91 mas não sei se compro INTEX ou BESTWAY. Em buscas pela internet, verifiquei que as piscinas inflaveis formam uma "barriga" estranha, mas olhando a foto da sua, esta "barriga" é bem menor, sera que posso ir enchendo e quando chegar aos 0,91cm de altura/profundidade não ultrapassara a borda?? Gostaria de encher até abaixo da borda, mas não fique com este efeito que acho feio.

    Desde de ja agradeço

    Samuka - Mauá - SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samuka,
      Só tive da Intex, porém já ouvi falar bem da BestWay, acredito que sejam equivalentes.
      Quanto a barriga, acho que deve ser o ângulo da foto, olha nesse meu outro post sobre a piscina, ela está de outro ângulo (http://falomelhordoqueescrevo.blogspot.com/2012/02/como-ter-mais-privacidade-na-piscina.html) Talvez também seja maior ou menor de acordo com o fabricante ou com a capacidade em litros da piscina.
      Essas piscinas não são para encher até a borda, a água deve ficar exatamente no limite da borda inflada, como está na foto.
      O ideal seria você ver pessoalmente para ter certeza se gosta ou não da "barriga" da piscina :)

      Excluir
  64. Adorei cara!!!Eh muito boa....90 cm. eh muito!!!Adoraria ter uma dessas...mas já q eu n tenho casa moro em apartamento....Mas acho q vou me mudar....vai q eu ache uma dessas pra deixar em casa!!!

    ResponderExcluir
  65. olá casal, gostaria de parabenizá-los pela assistência, de tudo que li a respeito vcs vão muito além, afinal não da para jogar esta quantidade de água fora..Suas instruções são de grande valia. Deus os abençoe...

    Valdemar.

    ResponderExcluir
  66. Muiiito obrigada pelas dicas super úteis, vamos querer uma piscina em casa sim, mas no momento o dinheirinho vaia para continuar a obra.
    Meu esposo tem pesquisado na internet e viu várias com preços altos, esta estaria na medida. Este ano não dá mais estamos no outono, mas se Deus permitir no próximo verão, será só alegria.
    Beijos e obrigada

    ResponderExcluir
  67. e poriso que o brasil vai pra frente porq pesoas como voce fais a diferensa

    ResponderExcluir
  68. Cobrir a piscina com a capa previne contra o sol? Minha piscina ficou com a borda ressecada e começou a rasgar em vários pontos. O que posso fazer agora? Tem como recuperar somente a borda?

    ResponderExcluir
  69. Minha piscina ressecou aborda e começou a rasgar em vários pontos dela, por causa do sol. Como posso prevenir isso? O uso da capa resolve isso? Tem conserto para a borda, sem ser as colas (já está muito estragada)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanda,
      Perdemos nossa piscina assim, tive de comprar outra. A borda inflável foi ficando marrom e depois esfarelou, isso é efeito do sol e com certeza a capa ajuda, mas no meu caso fiquei com preguiça de botar a capa e deu no que deu. Não conseguimos concertar a borda, acredito que talvez um grande pedaço de pvc colado por cima em toda a volta talvez ajudasse, mas não tentamos essa solução.
      bjs

      Excluir
  70. Olá gostava de saber se existe algum truque para descobrir furos nestas piscinas, é que eu acabei de encher a piscina agora e notei que está saíndo água por baixo.. alguém me pode ajudar? Muito obrigado

    Jorge Rosinha

    ResponderExcluir
  71. Muito bom o post quero comprar uma e ficava pensando em como cuidar, pq é muita água para ficar trocando e o bom e que já vamos treinando para quando tivermos a definitiva.

    ResponderExcluir
  72. Oi,

    Sou portuguesa e já tinha dado muitas voltas na net para encontrar informação para a manutenção da agua!

    O seu blog está 5 estrelas e me ajudou muito! ;)

    Eu comprei uma de 305x76 para experimentar! Quando ela se estragar vou querer uma maior como a sua!

    Por enquanto vou ganhando experiencia com esta!

    Felicidades!

    ResponderExcluir
  73. Oi lindinha amo seu blog. Tenho mais uma dúvida. Sabe me dizer se a cola para cano pvc serve pra colar o remendo na piscina? A minha está com aquela borda ressecada e queria colocar um reforço nela toda prá tentar evitar que rasgue. A cola que vem com os remendos pequenos tb é pequena, então pensei em comprar um tubo de cola de pvc bem grande. Muito obrigada, bjsssss.
    Cláudia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cláudia!
      Que bom que gostou do meu blog :)
      Não sei se a cola de cano irá funcionar, acredito que sim, mas só experimentando mesmo.
      Infelizmente não tenho boas notícias, eu perdi uma piscina assim, a borda ficou com uma mancha marrom e começou a rachar,eu pensei em fazer remendos, mas apertando onde estava marrom foi rachando tudinho.
      Acho que foi o sol que ressecou a borda
      Já comprei outra piscina, mas caso fosse tentar consertar a outra tentaria como você pensa, só que colaria remendos grandes em toda a volta da borda.
      Beijos e boa sorte

      Excluir
  74. Oi boa tarde gostaria de saber se tem algum produto que possa passar na borda da minha piscina de vinil da Intex, pois a borda esta queimada pelo sol. Desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, existem vários produtos específicos para limpar borda, porém se o queimado do sol for marrom, como contei no comentário anterior, provavelmente sua borda está rachando. Eu já perdi uma piscina assim e não sei como resolver nesse caso.

      Excluir
  75. olá querida, vou comprar a piscina da minha prima que usou por pouquissimo tempo ela é de 8.500 litro, amei todas as suas dicas e queria saber quantas horas demorou para encher sua piscina?
    um beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Depende do fluxo de água que você vai colocar pra encher. Quando enchi coloquei só uma mangueira e no fim do dia estava cheia
      bjs

      Excluir
  76. olá, tudo bem? queria saber qunto de largura tem essas piscinas? para saber se cabe aqui no meu pátio. bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      A minha tem 3,66metros de diâmetro
      Mas tem vários tamanhos no mercado
      bjs

      Excluir
  77. quando vc usava o flutuador era só ele ou usava algo mais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só usava o flutuador e controlava se o o nível de cloro estava bom usando as fitas de teste de vez em quando

      Excluir
  78. pode me ajudar a comprar algo q me seje mais facil? tipo se eu comprar esse flutuador preciso de mais o q?a fita e...???????

    ResponderExcluir
  79. aaaa lembrando q minha piscina é de 5600l

    ResponderExcluir
  80. Olá Marluce, amei seu blog. Olha, estou pensando em comprar uma piscina dessas, mas tenho medo d ter q comprar outra em pouco tempo. Então qria saber se vc tem ideia do tempo de duração delas (uma base). Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom que gostou do blog :)
      A minha primeira piscina durou em torno de 2 anos, acho que pelo custo valeu a pena, inclusive aproveitei a bomba dela e pude comprar a piscina seguinte mais barata, pois era sem a bomba
      bjs

      Excluir
    2. Obrigada por me responder :)
      Bjsss

      Excluir
  81. olá, tem como ajustar esses flutuadores na litragem da piscina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, cada fabricante de pastilhas indica quantos litros uma pastilha comporta. Os flutuadores permitem mais de uma pastilha e no meu caso por exemplo que a litragem da piscina é menor do que a pastilha, eu regulo as aberturas do flutuador pra quase fechado, assim consome menos pastilha

      Excluir
  82. pode me passar o nome e o modelo do flutuador q vc usou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xiii quando comprei veio sem a embalagem, comprei direto na loja de produtos pra piscina e veio sem marca mesmo, mas todos utilizam os mesmos princípios, só muda a cor e os formatos. A pastilha que uso é a penta

      Excluir
  83. Adorei seu post. Comprei uma tbém de 6800l e montei 1 dia antes das chuvas..... o vento levou a capa e encheu a piscina de pó. Com uma vassoura, eu tentei espalhar a sujeira do fundo para o filtro levar, mas sem sucesso. Não tenho aspirador de piscina, como faço? Não consegui entender bem suas instruções para aspirar... Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Você diz sobre aspirar com mangueira? Acho que esse trecho aqui que expliquei num outro comentário explica um pouquinho melhor:
      Para aspirar água com mangueira é bem fácil, encha a mangueira todinha com água (temos um pedaço de mangueira menor pra facilitar uns 3 metros), mergulhe ela toda na piscina até ficar cheia, depois pegue uma das pontas e coloque fora da piscina, no chão mesmo, tendo certeza que a ponta contrária continua dentro da água, pronto! Logo que faz isso a mangueira aspira a água, aí é só direcionar a ponta que ficou na piscina pra sujeira.
      Ou seja:
      Quando vc coloca uma das pontas da mangueira pra fora da piscina, a mangueira puxa a água da piscina pra fora, aí vc aponta a ponta da mangueira que ficou dentro da piscina pra sujeira que ela é aspirada junto com a água :)
      Espero ter ajudado

      Excluir
  84. oi, eu nao consegui entender a parte de regular os furinhos do flutuador pode me da uma ajudinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A parte de baixo do flutuador tem umas frestas, essas frestas que deixam passar água pela pastilha, dissolvendo assim a pastilha aos poucos na água da piscina. Geralmente essas frestas tem uma regulagem (mais ou menos aberto) a regulagem depende do tipo (modelo e fabricante) do flutuador

      Excluir
  85. olá quero comprar flutuadores tb mais to c medo pq muitas pessoas nao aconselham. entao queria v se vc poderia tirar umas duvidas minhas....por favor????? rsrs minha piscina é de 5600 l eu li q a sua é de 6000 né? pois é eles dizem q essas pastilhas sao p piscinas c litragem acima de 15 mil, ja ouvi dizer q algumas pessoas quebravam a pastilha ao meio, entao queria saber como vc usa sua pastilha,e quais outros produtos vc usou nesse periodo, pq nao queria comprar muita coisa
    queria so o basico msm ja sei q vc testava a agua c a fita teste né? mais vc precisou corrigir a agua alguma x???? vc tem e mail? queria conversar c vc se pudesse é claro...bjus blog muitoOO bom, adorei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi!Nós usamos a pastilha inteira mesmo, pois conforme a água vai passando pelo flutuador ela vai dissolvendo, então regulamos os buracos do flutuador quase fechado diminuindo a passagem de água, pois a pastilha não precisa gastar muito. O correto mesmo é sempre ter pelo menos um pote de cloro (eu compro dos pequenos) e um algicida, pois nem sempre conseguimos regular perfeitamente a piscina ou até esquecemos de verificar o flutuador e quando descobrimos a pastilha já acabou a um tempão. Por isso sempre teste a piscina regularmente.
      Qualquer dúvida é só falar :)

      Excluir
    2. Oiii, pode comprar o flutuador sem medo!
      Ele é ótimo, melhor do que todos esses produtos colocados na água!
      Pode tomar banho com ele flutuando, só verifica se está bem feichado neh, rsrs.
      Quando for comprar a pedra de cloro, pede para o vendedor uma sem UHV, porque esta não tem problema nenhum de cancer de pele. (como algumas pessoas falam).
      Na verdade, nenhuma faz mal, mas para garantir eu uso essa! Bjs e bom verão...

      Excluir
  86. oi, sou eu de novo rsrs da ultima pergunta rsrs... quando vc estava usando a pastilha vc precisou corrigir a agua alguma x?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pois não tivemos a disciplina de sempre conferir, então a pastilha acabava e quando descobrimos a piscina estava verde e sem cloro. Teve algumas vezes que a alcalinidade também ficou ruim, mas poucas vezes. Geralmente a alcalinidade tem variação de acordo com o tipo da água que você tem em casa, varia de lugar pra lugar

      Excluir
    2. Não precisa corrigir nada, o flutuador tem uma janelinha, aberto e fechado, mais com o balanço da agua se esta fechado sempre abre. Então o melhor para garantir é tirar da agua quando estiver gente dentro da piscina, principalmente crianças! Abraços...

      Excluir
  87. Marluce!

    Bom dia!!!

    Você é a salvação dos piscineiros rsrs

    Me informaram que estas pastilhas por serem demasiadamente concentrados fazem microfuros na piscina será que é verdade??

    Aguardo retorno!

    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Olha se faz micro furos minha piscina deveria ser uma peneira, pois uso a muitos anos (pelo menos 4). O que não pode ser usado em piscina de vinil são produtos com Hidroxicloreto de alumínio, principalmente porque destrói o refil do filtro.

      Excluir
    2. Concordo contigo Marluce, todos esses produtos químicos fazem muito mal, as pessoas e ate a propria piscina, causam menos durabilidade!

      Excluir
  88. Olá,

    estou com uma piscina grande igual a sua, como eu poderia fazer para encontrar vazamentos? Seja de ar (na borda) ou no interior dela? Existe algum local que possa concertar?

    muito obrigada se puder nos ajudar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Não tenho boas dicas para vazamentos. Só sei o mesmo truque que usamos para verificar vazamento de botijão de gás, passar uma esponja com bastante espuma e apertar a borda observando se alguma bolha cresce. Esse processo é bem trabalhoso pois a borda é bem grande. Já vazamentos na própria piscina só observando mesmo.

      Excluir
  89. Boa Tarde Marluce .. me animei e comprei uma piscina destas como a sua, inclusive da mesma capacidade. Minha pergunta é : Como você faz para entrar e sair da piscina uma vez que a borda tem quase 1 metro de altura e é inflável ... pensei em uma escadinha mas apoiar qualquer coisa pontual sobre o vinil poderia perfura-lo. Como você faz para manter a integridade da borda sem danifica-la ? Grato desde já. Att Guilherme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi ANKH,
      Eu tenho 1,57 e consigo entrar na piscina, é só colocar uma perna e a borda dá uma abaixada e dá pra entrar sem problemas, já crianças geralmente usamos um banquinho do lado de fora da piscina pra ajudar e um adulto puxa pra dentro da piscina. Existem escadas próprias pra essa piscina, mas eu não tenho.
      Costumamos limpar a borda com limpador de borda
      O maior inimigo da borda é o sol, depois de uns dois anos e meio, minha borda foi ficando marrom, ao ser apertada ela rachou toda, efeito do sol, tive de trocar de piscina.

      Excluir
    2. Oii, uma dica para a durabilidade da borda é não encher muito!
      Pois o sol bate e ela sede, danificando a borda!!!

      Excluir
    3. Com 1 metro de altura não precisa de escadas, pois depois de encher ela nao fica com 1 metro, fica menos, pode medir! Da pra subri tranquilo!

      Excluir
  90. oi eu sou novo no assunto, estou pensando em comprar uma piscina
    Piscina Easy Set Circular 6.734 Litros - Intex
    Gostei muito das dicas de como fazer a limpeza e manter a agua limpa. Vcs estão de parabens pelas informações que estão compartilhando.

    Fiquei c uma duvida, esta piscina tem 91cm de altura... preciso comprar uma escada para entrar e/ou sair? ou a propria piscina tem algo p me apoiar?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Seiji,
      Eu tenho 1,57 e consigo entrar na piscina, é só colocar uma perna e a borda dá uma abaixada e dá pra entrar sem problemas, já crianças geralmente usamos um banquinho do lado de fora da piscina pra ajudar e um adulto puxa pra dentro da piscina. Existem escadas próprias pra essa piscina, mas eu não tenho.

      Excluir
    2. A OK. então a borda aguenta bem p agente apoiar.
      Blz então... vou tentar usar sem a escada de inicio tbm.. ja é um gasto a menos.

      Muito obrigado.

      Excluir
    3. Você não precisa de escada, até porque depois de cheia ela não fica nessa altura, fica no máximo 82cm.
      Você sobe e desce normal abaixando um pouco a borda!

      Excluir
  91. oi, comprei a piscina, gostei muito, porem tenho uma filha de 1 ano e meio, preciso de uma tampa, alguem tem uma ideia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Debora, infelizmente não tenho idéias pra te ajudar nesse caso

      Excluir
    2. Amiga, compra uma capa! Essas piscinas tem capa para cada litragem...
      Vai em alguma loja ou departamento e diz quantos litros tem sua piscina e pede uma capa para ela.. Essas capas são bem boas e baratas!

      Excluir
  92. Boa tarde, seguindo outros comentários, muito bom seu post!! Totalmente didático e elucidativo! Estava com duas dúvidas, que eram a questão da aspiração, e quanto a usar o flutuador com pastilha. Quanto a aspiração, comecei usando a mangueira por gravidade, porem, achei devagar. Poderia as vezes comprar uma mangueira maior diametro, e as vezes colocar uma escova com furo para a mangueira, igual ao usado em piscinas de vinil fixas. No dia, como estava com pressa, peguei meu aspirador flex, tirei o saco de papel, ficando só o reservatório. Consegui aspirar legal, o unico detalhe era que ele aspirava por uns 10 segundos, e enchia o reservatorio, mudava o barulho, então eu desligava, e virava o reservatório, esvaziando-o. Ficou bacana nesse sistema, tirando essa questão de ter que esvaziar a cada 10 segundos. Então, fica a dica para os demais usuários de mais uma maneira de aspirar. A segunda dúvida é quanto ao flutuador. Pensei em comprar e fazer como vc, colocando a pastilha 5 em 1. Porém, o vendedor me alertou para que se o flutuador ficasse encostado na borda, poderia com o tempo corroer aquela parte inflável. Num dos seus comentários, vc disse que perdeu uma piscina por que a borda começou a ficar marrom e esfarelar. Poderia ter alguma ligação com o uso do flutuador? E quanto ao uso dos outros produtos (algicida e redutor de alcalinidade), eles não deterioram a piscina? Obrigado, e aguardo nova dicas. PS: gostaria de orientar leitores para que, ao usar produtos na piscina, RETIREM o flutuador pelo prazo de 2 horas, pois ocorre reação química, como um dos leitores disse sobre explosões. Principalmente NÃO colocar o cloro granulado com o flutuador na piscina. Digo isso, pois já fiz cursos de tratamento em piscinas comuns (azulejo, vinil e fibra), e sempre alertaram quanto a este tema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Agenor,
      Obrigada pelas dicas!
      No meu caso o flutuador não deixa a pastilha entrar em contato com a borda, ele tem uma lateral bem larga. Com certeza não foi a pastilha que estragou a borda, a parte que ficou marrom e esfarelou nem entra em contato com a água, é a parte bem em cima onde só pega sol.
      Nunca explodiu nada na minha piscina também :)

      Excluir
  93. Parabéns!!pelo post. Já tenho a minha piscina ha três anos e só a usava durante o periodo de carnaval e depois jogava a agua toda fora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Leandro, usando as dicas de limpeza você vai poder economizar água pois não será mais necessário jogar tudo fora

      Excluir
  94. Olá marluce,excelentes dicas,instalei uma de 10200L da bestway,muito boa bem grande,levou 12 horas pra encher Mangueira. Gostaria de saber sobre o filtro se todo dia precisa ligar por 6 horas mesmo? E se a conta de luz sua subiu muito,usando o filtro todo dia. Obrigado Roberto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberto, no início ligávamos todos os dias, agora só ligamos nos dias que fazemos a manutenção (cloro, limpeza, algicida, etc). Não percebi mudança na conta de luz, não consome muito não.

      Excluir
  95. Tô querendo comprar uma de 10mil lt, na primeira pequisa que fiz dei de cara com esse site. Me economizou um tempão na net. Obrigado pelas dicas... Parabéns.

    ResponderExcluir
  96. OLA AMIGO MUITO BOM SUAS DICAS ACABEI DE COMPRAR UM INTEX DE 2.400 LITROS E VOU POR ETAPAS VOU COMPRAR A BOMBA AINDA E OS OUTROS ACESSORIOS NO MEU CASO TBM TENHO Q UZAR TODO ESSES PRODUTOS AE QUE VC INDICA OU NÃO PORQUE A MINHA É UMA PICINA BEM INFERIOR AS GRANDES VALEWW AMIGO.

    ResponderExcluir
  97. Olá Marluce, comprei a minha piscina há 2 semanas e já vou começar a usar suas dicas hehe.
    Gostaria de saber por quanto tempo é possível ficar fazendo essa manutenção, sem que seja preciso trocar toda a água.
    Abraço =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Manu,
      Na verdade quando uma piscina recebe manutenção periódica nunca é necessário trocar a água. Nossa piscina já ficou verde escuro e conseguimos recuperar a água com uma carga maior de algicida e uma super cloração, ou seja, não é necessário desperdiçar água :)

      Excluir
    2. Oii, mesmo muitos dizendo que não precisava nunca trocar a água eu nao confiei, e troco a cada 50 dias... Afinal tenho criança em casa, e tenho muito medo d doenças... Até que um dia lí uma reportagem onde falava sobre uma pessoa que pegou uma infecção por causa da agua que estava até limpa, mais estudos quimicos feitos na água detectaram grande fungos e bactérias, causadas por misturas intensas de gorduras do corpo humano (suor) com cloro usado... Então recomendo a garantia da troca de água em 50 dias no máximo para a saude! =)

      Excluir
  98. Boa tarde Marluce
    estou querendo comprar uma piscina igual a sua mas tenho medo de comprar pelo fato de ser intex, todas as boias de piscina que ja comprei são intex e ela não duram muito, vc ainda tem a piscina?.....quanto tempo faz??....ja teve problemas como furos etc??....resumindo, vc recomenda a intex ou a bestway é melhor??......desde ja agradeço....ah não esquecendo, muito bom o blog, adorei.....esta de parabens.....se comprar uma piscina dessas seguirei suas dicas.........obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Obrigada por ter gostado do blog
      A minha piscina durou 2,5 anos e rachou a borda, esfarelou. Comprei outra e está funcionando perfeitamente
      Não sei se a Bestway seria melhor que a Intex, já vi as duas e me pareceram bem semelhantes

      Excluir
  99. Olá Marluce
    Acho que tenho um grande problema. Por dois verões utilizei uma piscina de vinil de 10.000 lt, porém no final da temporada passada ela se rasgou na parte inflável. Minha dúvida: você sabe se tem como substituir o material danificado?
    obrigado.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo
      Péssima notícia! Que eu saiba não tem como consertar rasgos grandes. Perdi uma piscina assim, a borda inflável esfarelou toda
      boa sorte

      Excluir
  100. Nossa muito obrigada pela postagem, acabei de comprar uma dessas e ja estou preocupada de como faria para manter a agua limpa, vc explicou tudo direitinho, valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  101. EU TENHO UMA DE 3.873 LITROS SE NÃO ME ENGANO E EM UMA SEMANA VOU COMPRAR UMA DE 6.734 UMA DESSAS DE VCS E POR ISSO VOU GUARDAR ESSAS DICAS MEU NOME E FELIPE VLW MESMO PELAS AS EXPLICAÇÕES

    ResponderExcluir
  102. GOSTARIA DE SABER SE EXISTE FILTRO PARA ESSA PISCINA QUE VOU COMPRAR , QUE A TOMADA DO FILTRO NÃO SEJA ADAPTADA A FIO TERRA SEJA DE 2 PINOS MESMO POIS AQUI EM CASA NÃO TEM INSTALAÇÃO DE FIO TERRA ,E NÃO SEI NEM COMO E ESSE TROÇO E SE NÃO TIVER JEIT O O QUE FAÇO PARA INSTALAR AQUI EM CASA ESSE TRECO DE FIO TERRA DEVO CHAMAR UM ELETRICISTA E QUANTO FICA MAIS OU MENOS O ORÇAMENTO POR FAVOR PRECISO MUITO SABER DESSAS COISAS ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felipe,
      Tem algumas piscinas que já vem com filtro, senão dá pra comprar avulso
      Quanto a tomada é só comprar um adaptador :)

      Excluir
  103. oi marluce gostei do seu post.
    eu sou a dirlene roberte.vou te contar como limpo a minha intex.

    tenho uma piscina do modelo da sua,porém,a minha casa é um pouco mais baixa do que o local que ela foi instalada,tenho receio da bóia furar e alagar a minha casa e eu peder minha mobília toda.
    por essa razão esvaziei e guardei,estou pesquisando os preços daquelas de estrutura galvanizada.
    4 dos meus vizinhos também possuem esse modelo,a água das piscinas deles não fica muito cristalina e eles usam todos esses produtos que vc utiliza.

    durante esse último verão que a minha ficou armada,usei só o cloro da hth,lavava a borda com detergente da cozinha e uma bucha bem macia dessa tipo de banho infantil,eu aspirava o fundo com o kit próprio da intex,as folinhas retirava com a peneira do kit.

    a água ficava cristalina,muito,mais muito convidativa,como se eu tivesse acabado de encher com água da torneira.

    vou te contar o meu segredo.

    meu esposo tem muita camiseta branca de algodão que ele usa embaixo da camisa de botão pra trabalhar,algumas estão velhas e são descartadas,um dia coloquei o coagulante hth na piscina e o kit de aspiração e o filtro não conseguiu limpar água de maneira que ela ficasse cristalina.

    então,cortei um pedaço dessa camisa descartada e o coloquei na parte que a água sai do filtro já filtrada e retorna pra dentro da piscina,peguei o coador do kit de aspiração e com ele cobri esse tecido e essa peça da piscina e amarrei.
    lembra que quando eramos crianças,as nossas mães colocavam um pano na torneira para filtrar o barro da água?foi isso que fiz.

    a água ficou cristalina como que por um milagre,desde esse dia não usei mais nada senão o cloro,o kit de aspiração e o detergente de cozinha e a buchinha.

    fiquei mais de 3 meses tratando a água assim sem trocar,de noite eu colocava o cloro e um pano limpo(tem que ser trocado)de tamanho suficiente para cobrir a peça de entrada de água e o prendia com o coador do kit e amarrava com a cordinha do saquinho do kit,então,colocava o filtro pra funcionar,a água passa no filtro,retorna pra piscina e é nesse momento que ela é filtrada de novo pelo pano e cai dentro da piscina limpinha.

    pela manhã eu retirava o coador e o pano da peça de entrada de água(que sai do filtro e retorna pra dentro da piscina)com muito cuidado para a sujeira não cair de volta pra dentro da piscina e aspirava o fundo.

    o pano eu costumo jogar fora,as vezes quando ele não estar muito sujo(que é quando só a minha filha de 17 anos,usa a piscina e ela é toda delicada)eu o lavo e o coloco de novo,na verdade sempre tem um pano nessa entrada de retorno de água,filtrando a água sempre que ligamos o filtro.

    faça o teste,vc vai se surpreender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dirlene!
      Obrigada pela dica! Adorei, vou experimentar!
      Bjs

      Excluir
  104. Fenomenal este post !
    Comprei uma de 5621 litros e depois que fui me preocupar com isso !
    Por favor, poste se esta dica da camiseta no aspirador funcionou mesmo !

    ResponderExcluir
  105. Parabéns pelo post fenomenal !

    Poderia postar se funcionou a dica da camiseta no aspirador ?

    Obrigado !

    ResponderExcluir
  106. Uma dúvida, o filtro é a prova de água, pode ficar exposto ao tempo e á chuva ?

    Obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kleyton,
      sim, é à prova d´água, deixo o meu constante perto da piscina, inclusive pegando chuva

      Excluir
  107. muito bom mesmo...ajudou demais!!!

    depois de começar a jogar semanalmente algicida e decantador a qualidade da aguamelhorou demais, também passei a usar essa patilha de cloro que voce indicou o que facilita demais a manutenção da piscina

    ResponderExcluir
  108. oi marluce to com uma duvida pesquisei mas não encontrei resultado sera que vende extensões fio terra , mas não com os 3 furinhos circular , com os furos retangulares na extensão vou comprar amanha a minha piscina com minha mãe da best way de quase 7 mil litros 6.844 pra ser mais preciso e queria saber se o filtro da intex conecta nessa piscina de outra marca e a bomba que enche o anel inflavel tbm e o decantador serve para que para a agua ou para limpar o anel ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. provavelmente o filtro da intex funciona com a bestway, e o decantador é para colocar na água, pois ele decanta=faz a sujeira descer e ficar no fundo da piscina

      Excluir
  109. marluce tenho 1 duvida?!?!? após vc usar a pastilha penta da hcl vc ainda joga algicida e o decantador 1 vez por semana? ou não houve mais necessidades???

    desde ja agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcel,
      Não, depois que passamos a usar a pastilha de vez em quando testamos a água com a fita teste e só usamos cloro se necessitar, ou o algicida se a água ficar verde. Geralmente quando deixamos muito tempo e a pastilha acaba e não percebemos que temos de fazer o procedimento completo

      Excluir
  110. muito obrigado por me responder e tenho uma duvida da pastilha , essa pastilha vende separada ou pode colocar ela solta na piscina ou so pode colocar ela no flutuador não sei de nada sobre essa pastilha q vcs falam esclareça por favor onde vende a marca o preço desde ja agradeço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe,
      A pastilha se chama penta e você terá de comprar um flutuador pra usar ela. Vende em qualquer loja de artigos de piscina. Quanto ao preço depende de cada região onde é vendida.

      Excluir
    2. paguei 6 reais na leroy merlin aqui em campinas

      Excluir
  111. Oi Marluce !

    O flutuador com a pastilha você deixa o tempo todo na piscina ?
    Mesmo quando estiver utilizando ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Só retiro o flutuador quando tem alguém na piscina :)

      Excluir
  112. Oi Marluce...
    eu comprei a piscina de 6.000 litros e pouco.
    coloquei no quintal de casa... onde tem grama. Dae eu coloquei areia, e duas lonas para tentar garantir q nenhuma grama iria furar a piscina.

    Bom até ae tudo bem... dae enchi a piscina e eu não nivelei a areia pois achei que com o peso da piscina e a agua a areia iria nivelar sozinho. Mas isso não aconteceu.

    A piscina ficou oval, a altura da piscina seria 91cm parei de encher em mais ou menos 60cm... pq estava oval, vc acha que tem perigo de estar oval?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Seiji!
      Segundo o fabricante o ideal é um local totalmente plano
      Já usei minha piscina num local com um pouco de inclinação, porém tive de controlar a altura da água, o risco é que se a água conseguir transbordar, a força da água é tão forte, que arria a lateral e faz um dilúvio.
      Sugiro você tentar regular a areia antes de deixar a piscina em definitivo

      Excluir
    2. Olá Marluce.
      ehheheheh pensei nisso.. o problema é esvaziar a piscina p fazer isso....
      mas obrigado pela resposta...
      acho q não vou encher mais a piscina por enqto então. E aproveitar ela do jeito que esta.

      Ae na prox vez q for montar ela... ja vou montar melhor.
      Obrigado novamente.
      T+

      Excluir
  113. Oi Marluce!
    Amei seu blog, seu post, tudo! Parabéns.
    Após ler todo o post e comentários, só prá ratificar minha dúvida é: se assim que encher minha piscina, Bestway 10179L (que chega em 4 dias)eu já colocar o flutuador com a pastilha ele manterá minha água sempre em condições de uso, certo? Depois é só ir medindo a água com a fita teste prá acompanhar e caso necessite intervir com outros produtos, isso? Ah e também usar a peneira, claro. Eu comprei aquele kit que vem a piscina, o filtro bomba, a escada, a lona e a capa, tomara que seja bom.

    ResponderExcluir
  114. Oi Marluce

    Parabéns pelo blog, adorei a sua iniciativa. Temos uma piscina de 4500, comprei essa semana os produtos químicos necessários para a limpeza...após a aplicação dos produtos a sujeira se depositou toda no fundo da piscina. Então fui atras do aspirador. Não consegui aspirar, conectei a mangueira de 3 m no filtro e nada aconteceu...pelo que entendi esse tipo de filtro é fraco para isso. Estou em busca de aspirador que vem com um saquinho e entrada para mangueira domestica, mas não consigo encontrar. Será que você tem alguma sugetão que possa me ajudar?? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monica! Obrigada
      Você tem razão o filtro não tem capacidade para aspirar com a mangueira
      Pegue essa mesma mangueira e mergulhe ela totalmente na piscina, encha ela com água. Quando tiver certeza que ela está bem cheia rapidamente coloque uma das pontas pra fora da piscina tomando cuidado que a ponta contrária esteja dentro da água. Isso vai fazer que a mangueira jogue água pra fora, leve a ponta que ficou dentro da piscina pro fundo e aspire a sujeira. Não é a melhor solução, já que perdemos um pouco de água pra fazer isso, mas é essa solução que usamos aqui em casa. Pra melhorar o desempenho meu marido prendeu a parte submersa da mangueira num cabo daqueles próprios pra piscina (ele prendeu com aqueles arames de pão) assim dá pra alcançar todo o fundo da piscina sem problemas.
      Espero que tenha ajudado

      Excluir
  115. Aspirador para Piscina Bestway Pool Vacuum - Azul/Branco. Alguém tem esse aspirador e sabe se funciona? Tenho a piscina bestway 10179l,estou com muita dificuldade em aspirar a sujeira do fundo,pois com o kit que veio simplesmente não serve pra nada,o saquinho é uma piada,fiz um maior por conta propria de algodão,segurou um pouco mais da sujeira mais não melhorou muito.Se alguém souber algo sobre esse aspirador,agradeceria muito um contato.
    Roberto

    ResponderExcluir
  116. valeu a aula agora vamos limpar a piscina origado

    ResponderExcluir
  117. A minha é de 8.500 litros, e se não cuidar da água, é muita agua jogada fora!
    E ela é horrível de limpar, pesada demais, tem que ser em 3 pessoas e olhe lá!
    Mas se cuidar da água alem de durar bastante na hora de trocar de agua e limpar gera bem menos esforço!
    Esses materiais são necessários, mais não podemos esquecer da capa!
    Ela ajuda a agua a ficar sem aquela indesejáveis sujeirinhas como fohas de árvores, bichinhos de luz e etc..
    O flutuador com a pedra de cloro dentro pra mim é a chave para manter ela bem limpa! Prefiro bem mais que esses produtos todos...
    É uma pedra de cloro dentro de um flutuador, que fica na agua o tempo todo, com gente ou sem gente dentro.
    Ele impede da agua sujar, criar limo, essas coisas!
    Ja estes produtos necessítam que não fique ninguem na água enquanto eles ágem!
    O filtro (motor) é muito importante, ele limpa a agua de toda a sujeira, mas é necessário trocar o filtro de dentro a cada filtrada!
    Outra sujestão é nunca encher demais a borda, pois o sol esquenta e ela danifica com o passar dos dias, cuidado com isso!
    No mais é bem mais preferível uma piscina inflável do que uma de fibra ou piso, principalmente pra quem tem crianças em casa, como é o meu caso!
    Pois elas são altas e de difícil acesso da criançada!

    Para quem for adquirir, fica aí minha total satisfação com o produto!

    OBS: A minha é da Bell Life, de 8.500 litros, veio a capa, o forro, a bomba, o flutuador, e a piscina neh rsrs

    Outra Obs, a piscina marca a litragem dela, mais ela nunca enche o que é marcado, pode medir no relógio de água!
    Ex: A minha é de 8.500 liros, mas só enche 7.000 litros!
    Então se você procura por litragem, compre uma maior do que vc procura, para aproveitar o tanto de agua desejado!

    ResponderExcluir
  118. muito bom esse post vou salvar e guardar compramos uma de 10.000 mil litros é só multiplicar esse quantia de produto e da na veia blz amigo valeu.

    ResponderExcluir
  119. Parabéns e muito obrigado pelas dicas, Marluce.
    uma pergunta: devo me preocupar com a possibilidade da nossa gata furar a piscina inflável ou isso é impossível pela espessura tripla? a piscina é da Bestway e tem 12.300 litros - está terminando de encher na mangueira, após 09 horas. obs: a gata ela adora esfregar as unhas no pneu do carro.
    o interessante é o volume de informações desencontradas sobre manutenção. eu ia apenas me guiar pela orientação da Mor que manda colocar uma colher de cloro líquido a cada 1.000 litros. mas já li que isso não basta; meu vizinho tem uma de 17.800 litros e usa apenas pastilha na margarida e usa filtro 1 hora por dia; mas sempre controla ph e cloro e essas coisas. e nao se incomoda.
    um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que a gata não conseguirá romper a piscina, pois ela é muito grossa, me preocuparia quanto a borda dela, pois a borda tem uma camada bem mais fina.

      Excluir
  120. Eu tentei! Juro que tentei limpar a piscina aqui da casa da minha mãe. Mas não consegui e acabei cedendo ao jeito mais fácil: trocar a água da psicina de quase 6000 litros! Devia ter uns 4000 litros mas mesmo assim fiquei triste, mas não tive muito o que fazer. Vou explicar o que fiz, o que tenho, e perguntar o que estou fazendo de errado.
    Minha mãe mora em uma chácara que tem água do poço artesiano. Ao que parece, bem cheio de algas. Eles estavam usando apenas cloro em flocos para limpar a agua. Eu comprei um algicida e um clarificador. Não tenho escova para piscina, nem mais nada, apenas o filtro (bem fraquinho) que acompanhou a piscina. Tentei usar o algicida e o clarificador em dias diferentes, sempre a noite. No dia cedo, tentava filtrar usando a mangueira de jardim. Mas a sujeira mais fina, que fica meio que grudada no fundo, não saia. E quando terminava a limpeza, estava toda suja de novo.

    Mas o que acontece agora é o seguinte: a água está limpa. Assim que terminar de encher, o que deve levar a tarde toda hoje, vou colocar uma dose extra de algicida antes de alguém entrar na piscina e deixa a noite toda! E só liberar a piscina para uso amanhã cedo!

    Quero saber se o algicida, o cloro, o clarificador, a mangueira de jardim, e o fraco filtro que vem com a piscina, são suficientes para deixar a água limpa, ou preciso de mais alguma coisa? Eu fui até uma loja especializada, e o rapaz me disse que apenas esses seriam suficientes, mas não tive sucesso!

    Precisa da escova acoplada à mangueira de jardim para fazer a filtragem, isto é, escovar a piscina enquanto filtra? Eu sei que isso já foi bem falado, mas não obtive sucesso com nenhum método!
    Até o aspirador de pó flex que um rapaz postou!

    Ah, e antes que eu me esqueça: muito bom esse post! Percebi realmente que as informações são poucas para cuidar da água dessas piscinas, embora as vendas tenham aumentado muito, ao que parece!
    Muito Obrigado pelas informações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, nos itens que você indicou eu só incluiria a fita teste para poder ter certeza que o ph da água está normal, pois se ele estiver errado o cloro e o algicida não farão efeito. Eu também tenho dificuldade pra tirar a sujeira mais fina, rodamos a água, usando a peneira como se fosse um remo ou dando umas circuladas antes de sair da piscina, assim a sujeira vai se acumulando no meio, assim aspiramos com um pedaço de mangueira de jardim, enhendo ela totalmente de água e retirando somente uma das pontas ela passa a aspirar a água, ao aproximar da sujeira aspiramos ela toda
      Boa sorte!

      Excluir
  121. o meu terreno tem uma pequena inclinação e eu não vi e preciso usar ela amanha e ja ta quase cheia o q faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Robson, se a inclinação for pouca não tem problema, você irá perceber se tem algum risco de transbordar quando ela for enchendo, se a inclinação for perigosa é só não encher totalmente

      Excluir
  122. Bom dia. Estou pensando em comprar uma piscina com borda inflável, mas sou novo nisto, pois até ano pasado eu usava piscinas de armação. Tenho duas dúvidas: Qual escolher? Bestway ou Intex? E a outra dúvida é se é verdade que este tipo de piscina não dura muito tempo?


    Desde já, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  123. Olha gente, eu descobri que este trabalho todo é arcaico. Para obter o mesmo resultado, basta ter um filtro e usar um produto chamado GENFLOC, ele faz toda a sujeira se juntar em flocos grandes e ficar grudada no filtro. Este produto pode ser usado até mesmo como forma preventiva: você coloca ele na piscina quando ela ainda está em uso. PRONTO! Sem drama, e sem gastar tanto dinheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, anônimo, vou verificar sobre esse Genfloc, não consegui achar na net os ingredientes dele. Cuidado, se ele contiver sulfato de alumínio não deve ser usado, pois esse ingrediente destrói o elemento filtrante. Mas vou pesquisar sobre ele, obrigada pela dica

      Excluir
    2. Olha, eu fiz uma pesquisa PESADA e descobri que basta o Genfloc e a pastilha PENTA. Caso a sujeira não saia toda, no mínimo ela estará toda no fundo da piscina, enquanto a água continua cristalina. Um aspirador e pronto.

      Excluir
  124. UMA PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: Como vocês fazem para entrar nesta piscina tão alta? Não estou vendo escadinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Henrique,
      Pra entrar na piscina, ela tem 90cm de altura mas é flexível, levantar a perna no máximo e dar uma afundadinha na borda, dá pra entrar sem problemas. Já crianças precisam de ajuda pra entrar :)

      Excluir
  125. Pelo que eu entendi, você já tem esta piscina há dois anos. Gostaria de saber então qual o estado em que ela se encontra: ainda está em uso?

    E a segunda questão é um pouco mais complicada. Pois venho coletando testemunhos de que o grande problema destas piscinas são a BORDA. Eu então - com minha cabeça doida - tive uma idéia para TENTAR evitar este rececamento, além de proteger a piscina com a capa, é claro. Vamos lá: Eu resolvi limpar TODA NOITE a borda com o produto específico (o líquido), depois seco com um pano. E para complementar, deixo uma camada fina do produto (EM GEL). Este eu não limpo. Deixo até a noite seguinte, na próxima aplicação. É claro que durante o dia, devido a agitação das crianças, o gel vai diluir na água, mas pelo menos é uma garantia de que a borda estará protegida (pelo menos em minha cabeça rsrsrs).

    Vou tentando, e me usando como cobaia. Após alguns meses, venho aqui dizer se deu certo. Se der, creio eu, que ajudará muita gente a combater este rececamento.

    Bom dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Henrique,
      Ótima sua técnica para proteger a borda, realmente o ponto fraco dessas piscinas é a borda, já perdi uma depois de 2 anos porque a borda ficou marrom e ressecada com o sol, já estou na segunda piscina.
      A única coisa difícil é ter a disciplina pra cuidar diariamente da piscina, mas pelo jeito você está conseguindo sem problemas :)
      Vou aguardar sua opinião se essa técnica funciona.
      Obrigada pela dica!

      Excluir

Gostou do post, ele foi útil, tem alguma crítica construtiva ou quer deixar sua opinião?
Por favor deixe um comentário, ficarei muito feliz :)