sábado, 9 de março de 2013

Os Gaveteiros do Closet - Parte III

Olá!
Prosseguindo com os gaveteiros...
Hoje vamos falar sobre como fazer o gaveteiro, por enquanto deixaremos as gavetas aguardando. :)
Olha elas todas prontas na sala, coloquei elas aqui pra vagar espaço na marcenaria:
Estão vendo essa pilha de chapas? Elas são chapas de aglomerado revestidas dos dois lados, ganhei elas do meu antigo trabalho onde iam desfazer delas.
Aglomerado não é bom, mas sendo grátis e revestido, tem muita utilidade.
Lembram quando reformei a despensa usando essas chapas?http://falomelhordoqueescrevo.blogspot.com.br/2012/05/organizando-despensa.html
Então, será com elas que irei fazer o gaveteiro ;)
Como as chapas são grandes (90x2,30) precisei pedir ajuda do maridão pra conseguir carregar.

E ele foi tão bonzinho que me ajudou a cortar!! Na verdade cortou tudo e eu só no bem bom tirando as fotos rsrsrsrsrs
Com as peças cortadas montei o gaveteiro com a ajuda dos gabaritos de fixação
Com eles consigo juntar as peças em ângulos retos, ajudando a parafusar

Minha intenção era parafusar o móvel, testar com as gavetas, desmontar e forrar por dentro para então montar definitivo. Mas fiquei com medo, aglomerado não aceita tão bem colocar/tirar/colocar parafusos.
Então resolvi forrar as peças por dentro mesmo, sem testar antes.
Utilizei as folhas de madeira no padrão tanganica:
Fui forrando...
Dando acabamento...

Com isso já temos a parte interna do gaveteiro toda forrada. Parafusei todas as peças.
Com o gaveteiro montado marquei o centro das gavetas e prendi as peças das corrediças que são presas nas gavetas.
Marquei os locais do gaveteiro para prender as corrediças e prendi a primeira (utilizei corrediças telescópicas de 45cm) :

Muito medo nessa hora, foi a primeira vez que usei corrediças telescópicas
Esse vídeo me ajudou a aprender como instalar as corrediças:
https://www.youtube.com/watch?v=1SNd5lFOJus

E funcionou!!! EEEEHHHHH!
Com a primeira gaveta funcionando, dei prosseguimento e instalei as outras 7
Todas elas já funcionando!!
Bom, agora temos o gaveteiro funcionando, porém sem acabamento do lado de fora
Vamos forrar o gaveteiro por fora? Quer aprender como é? Vamos repetir os passos.
Primeiro passe cola de contato na folha de madeira com uma espátula dentada

Olhe mais de perto como fica a cola
Viram? Uma camada fina, evite gotas altas de cola
Agora passamos a cola na chapa de madeira. No meu caso a chapa estava revestida, não tem problema nenhum, a cola fixa assim mesmo. Nos locais onde tinha buracos eu passei uma massa acrílica ou massa para madeira (F12) e lixei pra não ficar alto
Olhando mais de perto a cola.... Não reparem que estava bem grossa a minha cola, mas estava no fim da lata e a cola era velhinha rsrsrsrsrs
Para ter certeza que a cola está seca teste com a mão, ela não gruda, faz tec tec ao encostar o dedo, como se estivesse tocando numa fita durex
Coloque pedaços de madeira para apoiar a folha por cima do móvel.
Utilizando essa tática você consegue posicionar a folha perfeitamente antes de começar a colar, pois no momento que a cola encosta já era, já gruda. Já os pedaços de madeira não tem problema nenhum, pois elas estão sem cola, você consegue tirar elas sem problemas
Com a folha bem posicionada comece a colar. Eu utilizei essa ferramenta própria, mas você pode usar um toquinho de madeira coberto com um pano pra não arranhar
Sempre empurre no sentido dos veios da folha de madeira. Ao chegar perto dos pedaços de madeira retire-os e continue a empurrar até acabar de colar tudo
Com a ajuda de uma lima, vá cortando e lixando os cantos da folha para dar o acabamento

Com isso temos o gaveteiro todo forrado!
Instalei os rodízios...
E lixei o móvel todo
Com isso temos o gaveteiro quase pronto.
No próximo post irei mostrar as gavetas todas prontas e o móvel finalizado
Me digam o que estão achando! :)
bjs

27 comentários :

  1. Nossa, Marluce!! Sem palavras!
    Cada vez mais sua fã! Rs!!
    Bjos!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, mas é muita prendada!!
    Está ficando ótimo...
    Beijos

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
  3. Tá ficando chique, menina! Parabéns! A unica coisa que eu não faria é aquele painel em cima da ultima gaveta, ou... o faria beeeem menor :)

    Em tempo, adorei os gabaritos pra montar as pranchas no esquadro! Onde comprou, e tem algum nome especifico pra não ganhar "cara de paisagem"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciano!!
      O gabarito se chama mordente para marceneiro, da marca Facito
      Comprei aqui:
      http://www.jnakao.com.br/kit-mordente-para-marceneiro-com-4-pecas-4095
      Bjs!

      Excluir
  4. Ah... você prendeu os rodízios... vai fazer algum tipo de acabamento no laminado de madeira? :P

    ResponderExcluir
  5. Muito bom! Eu uso para montar meus moveis um jig da Wolfcraft e cavilhas (http://www.corullon.com.br/produtos/detalhes/codigo/4642000 gostei mais desse em relação ao Kreg Jig da Woodcraft que vendia na J. Nakao porque não precisa de parafuso especial para ele, minha única dica em relação a ele é usar parafuso cabeça de panela e não os tradicionais com a cabeça cônica, para não corre o risco de rachar o mdf no aperto) assim escondo os parafusos por dentro do móvel e me possibilita desmontar o móvel se precisar um um dia, mas gostei muito da formar como vc fez para esconder os parafusos. Gostei da dica do vídeo com montar as corrediças telescópicas, também estou ensaiando para fazer o meu primeiro móvel com elas.

    ResponderExcluir
  6. Sem Palavras! lindo seu trabalho,Parabéns.
    agra q me dei conta q vc mesma é quem faz.
    achei o máximo.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Menina, isso tá bom demais!
    Mostra logo o próximo post!

    ResponderExcluir
  8. Oi! Voltou com a corda toda!
    Estou amando o resultado! Marceneiro profissional é outra coisa...rsrsrs
    Aqui em casa estamos terminamos uma parte do closet, mas ao contrário do seu ele não tem gavetas a bem dizer... estou louca pra ver o resultado final! Vou ficar de olho!

    Mil beijos

    ResponderExcluir
  9. parabéns pelo seu trabalho, estou escantada com sua facilidade em lidar com toda essa parafernalha, kkkk.

    ResponderExcluir
  10. Marluce passei para agradecer sua visita e gostei muito do seu trabalho. bjs
    Edi

    meuladoarteior.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Marluce,parabéns pelo trabalho.Estou tentando desenhar um gaveteiro e estou com dúvidas na folga entre as frentes.Você poderia me ajudar?Quanto eu preciso deixar?
    Obrigada!!
    NÚBIA AMORIM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Núbia!
      A sua dúvida é em relação da distância vertical entre elas? Isso não tem regra específica, eu deixei um espaço bom (3cm - veja no topico que as frentes já estão instaladas http://falomelhordoqueescrevo.blogspot.com.br/2013/03/os-gaveteiros-do-closet-parte-iv-final.html) pois quando colocar os vidros na frente preciso de espaço para enfiar a mão para abrir. No caso de gavetas com puxadores esse espaço pode ser bem pequeno. Já o espaço para as corrediças telescópicas tem de ser 2,6cm, 1,3 para cada lado, mas as frentes das gavetas são feitas maiores para tampar as corrediças.
      Espero ter ajudado, me avise se tiver dúvidas
      bjs

      Excluir
  12. Marluce,

    Já visito o seu blog e agora venho para agradecer a sua visita. Menina! Você é profissional, heim! É de tirar o fôlego as coisas que você faz.

    Parabéns sempre.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Marluce,

    Já visito o seu blog e agora venho para agradecer a sua visita. Menina! Você é profissional, heim! É de tirar o fôlego as coisas que você faz.

    Parabéns sempre.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde. Qe legal ficou!! Parabéns pelo trabalho e pelo passo a passo foi mito bem explicado. Como se chama aquele objeto usado pra pressionar a lamina sobre a cola? Sou costureira mas tenho fascínio por arquitetura mais precisamente decoração de interiores então estou afim de me aventurar nessa área. Bis e sucesso sempre mais.
    Mari Zan

    ResponderExcluir
  15. Bom eu voltei pra pedir desculpas rsrs no post da brinquedoteca eu dei uma sugestão mais passeando pelo blog vi que são experientes e pelo graminho mim parece que fazem parte do GDM então conhecimento é oque não falta, abraço e ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Herculano, sou a Marluce que o pessoal do GDM costuma me chamar de madrinha :)
      Sem problemas, sempre temos muito o que aprender.
      Obrigada pela visita ao meu blog :)

      Excluir
  16. Boa Tarde!
    Bem legal seu trabalho!
    Me ajuda, por favor. Sou carioca e gostaria de saber onde encontrar laminados de madeira.
    Onde vc comprou esses que usou no nesse trabalho ?
    Grato
    Ricardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo, obrigada!
      Já comprei folhas de madeira na Caliman em Bonsucesso (http://www.caliman-rj.com.br/) e na Rasec em Nova Iguaçú (www.rasecmadeiras.com.br/)

      Excluir
    2. Esqueci de falar, esses dos gaveteiros foram da Rasec

      Excluir
  17. Onde consigo esses gabaritos de fixação para montar as gavetas??
    Obrigado e bom dia!

    ResponderExcluir
  18. Oí se puder mandar o nome da loja ou o link onde vc comprou esses gabaritos para o meu email eu agradeço. ferigatti@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Muito bom mesmo, estou aprendendo a fazer uns móveis.

    ResponderExcluir

Gostou do post, ele foi útil, tem alguma crítica construtiva ou quer deixar sua opinião?
Por favor deixe um comentário, ficarei muito feliz :)